Fundamentos administrativos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (297 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

O trabalho tem por finalidade levar o conhecimento adquirido no terceiro semestre nas disciplinas de Metodologia da Pesquisa Cientifica PsicologiaOrganizacional, Estatística, Direito Empresarial e Trabalhista e Contabilidade de Custos para aplicabilidade pratica para possíveis soluções de um estudo de caso apresentado, dando respostas aosquestionamentos propostos.

DESENVOLVIMENTO

Diante da situação proposta, apresentamos soluções para as questões 1, 2, 3, 4 a 5 referentes a Direito Empresarial e Trabalhista ePsicologia Organizacional:

O objetivo da revista efetuada pelo empregador é evitar a prática de atos, os quais levam à dilapidação do seu patrimônio, e pela segurança, podendo ser entendido como umdireito, ocorrendo, por exemplo, em entrada de casas noturnas, estádios de futebol, mas é imprescindível que, no ato de revista, o empregador respeite a dignidade do trabalhador, já que são invioláveisa intimidade, a vida privada e a imagem das pessoas, assegurando-se à vítima o direito à indenização material ou moral decorrente de sua violação (art. 5º, X, Constituição Federal).
A norma doart. 373-A, inc. VI, da Consolidação das Leis do Trabalho, que veda revistas íntimas nas empregadas, também se aplica aos homens em face da igualdade entre os sexos inscrita no art. 5º, inc”. I, daConstituição da República.
Portanto, toda e qualquer revista, íntima, promovida pelo empregador ou seus prepostos em seus empregados e/ou em seus pertences, é ilegal, por ofensa aos direitosfundamentais da dignidade e intimidade do trabalhador.
Salienta-se que a revista pessoal do empregado, dentro de limites que não atentem contra a sua intimidade e dignidade, é medida que pode ser adotadapelo empregado em defesa de seu patrimônio, com a advertência de que, na forma do art. 187 do Código Civil vigente, "também comete ato ilícito o titular de um direito que, ao exercê-lo, excede...
tracking img