Eletrimagnetismo e ondas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2719 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA
Curso de Engenharia Elétrica
Disciplina: Eletromagnetismo, Ondas e Propagação
Professora: Daiana Nascimento Muniz
Acadêmicos: Antonio Carlos Faccin Junior, Daniel Mattana, Denise Sdunek Teixeira e Douglas Aguiar do Nascimento
TRABALHO:
1.Quais são as grandezas mais importantes para quantificar o campo eletromagnético de um meio?
Influências do campomagnético dependem de várias propriedades do meio. Esta dependência é expressa pela permeabilidade magnética (μ) medida em (H/m).
B = μ H
B= indução magnética (T)
μ = permeabilidade magnética (H/m)
H = campo magnético (A/m)
No vácuo, por definição, μ = μO = 4π×10-7H/m. Costuma-se comparar a permeabilidade do meio com a do vácuo introduzindo-se um fator μR conhecido como permeabilidaderelativa:
μ = μR. μO
Análise semelhante pode ser feita para o campo elétrico através da permissividade elétrica (ε) dada em F/m. Assim, define-se:
=1ε.d
* = campo elétrico (V/m)
ε = permissividade elétrica (F/m)
d = deslocamento elétrico (C/m)
No vácuo, a permissividade está relacionada com a permeabilidade magnética por:
ε0=1μ0. c²=10-936π F/m,
Para comparação com outrosmeios, define-se a permissividade relativa εR:
ε=ε0.εR
Fonte: EISENCRAFT, Marcio. Apostila de Propagação de Sinais. Universidade Presbiteriana Mackenzie. Curso de Engenharia Elétrica. 2004. <http://professor.ufabc.edu.br/marcio.eisencraft/Artigos/PropagacaodeSinais.pdf> acessado em 20 de maio de 2012.
2. Explique a lei de Lorentz empregada para quantificar um campo eletromagnético.Identifique os componentes de força originadas pelo campo elétrico e pelo campo magnético.
Lei de Lorentz, também conhecida como teoria dos elétrons, admite apenas partículas puntiformes no vácuo, ou seja, elétrons disseminados no espaço livre, assim haverá apenas partículas carregadas. A lei de Lorentz aceita que qualquer carga(Q) seja múltiplo inteiro (n) de uma carga fundamental ou elementar (e).
Q=n*e
No campo eletromagnético a lei de Lorentz está associada a vetores de campo elétrico () , deslocamento elétrico (d), campo magnético (H) e fluxo magnético (B), portanto a equação de força de Lorentz se aplica da seguinte forma:
F=n*e **(d x B)
F=Q **(d x B)
Onde: d= ε0 * e B= * H
Fonte: Eletromagnetismo – Fundamentos e Aplicações. Editora Érica. Autor: William César Mariano.Páginas 156 a 158.
3.Defina e explique o significado das seguintes grandezas que caracterizam um meio do ponto de vista eletromagnético: permeabilidade magnética, permissividade elétrica, condutividade elétrica, constante dielétrica e permeabilidade relativa.
Permeabilidade magnética (µ) é uma grandeza que permite medir a capacidade de um material em “aceitar” a existência de linhas de indução no seuinterior, sendo uma constante relativa a cada material. Permissividade elétrica é a corresponde da permissividade para um campo elétrico, sendo a capacidade de polarização de um material em resposta a esse campo. Representando a o valor de energia que pode ser armazenado por unidade de volume. Condutividade elétrica é uma qualidade do material que determina a capacidade do mesmo permitir odeslocamento de cargas, é medida em intensidade de corrente por unidade de tensão. Permeabilidade relativa também chamada de constante dielétrica é a relação entre a capacidade do sistema de armazenar cargas com um dielétrico e no vácuo, e é uma propriedade especifica de cada material.
Fonte: KRAUS, John Daniel. Eletromagnetismo. 2 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Dois, 1995. Seção 6.3
4.O que vem aser um meio linear, homogêneo e isotrópico do ponto de vista eletromagnético?
Isotrópico, meio igual em todas as direções, ou seja, independa da direção.
Homogêneo, meio onde não ouve polarização.
Linear, meio onde a variação se da de forma constante e continua.
5.Explique o significado das seguintes grandezas associadas à quantificação do campo eletromagnético: deslocamento elétrico e campo...
tracking img