Eletricidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5037 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
Se o homem não tivesse descoberto como utilizar a energia elétrica, a vida seria muito diferente, principalmente nas cidades. Sem luz elétrica, rádio, televisão nem geladeira, etc. Para quem está acostumado com todas essas comodidades, fica até difícil imaginar como a vida seria. A parte da física que estuda a energia elétrica e os fenômenos a ela relacionados chama-seeletricidade. É comum associarmos a noção de eletricidade a equipamentos, a algo criado pelo homem. Mas, na verdade, a eletricidade sempre existiu, desde o surgimento do Universo. Mesmo antes do surgimento da vida em nosso planeta, a eletricidade já estava presente e se manifestava, por exemplo, nos intensos relâmpagos que costumavam ocorrer. Os nossos corpos são dotados de eletricidade. O sistema nervoso,por exemplo, só funciona por causa dos impulsos elétricos que passam de célula a célula. As batidas do coração também funcionam por meio de descargas elétricas. Como se vê, a eletricidade é um fenômeno natural.
O homem apenas a descobriu e desenvolveu formas de usá-la. Para dar início ao estudo de eletrostática temos que ter uma noção de carga elétrica, para isso devemos saber que umamatéria é composta principalmente por elétrons, prótons e nêutrons. Sendo que, apenas os elétrons e prótons possuem carga elétrica. A eletricidade está presente a todo tempo ao nosso redor e até em nós mesmos.

Na natureza a eletricidade pode ser observada no relâmpago, uma grande descarga elétrica produzida quando se forma uma enorme tensão entre duas regiões da atmosfera.


Nocorpo humano também observamos a eletricidade: impulsos elétricos do olho para o cérebro. Nas células da retina existem substâncias químicas que são sensíveis à luz, quando uma imagem se forma na retina estas substâncias produzem impulsos elétricos que são transmitidos ao cérebro.



Cargas Elétricas
A matéria é formada de pequenas partículas, os átomos. Cada átomo, por sua vez, éconstituído de partículas ainda menores, os prótons, os elétrons e os nêutrons. Os prótons e os nêutrons localizam-se na parte central do átomo, e formam o núcleo. Os elétrons giram em torno do núcleo na região denominada eletrosfera. Os prótons e os elétrons apresentam uma importante propriedade física, a carga elétrica. A carga elétrica do próton e a do elétron têm a mesma intensidade, mas sinaiscontrários. A carga do próton é positiva e a do elétron, negativa.
Num átomo não existe predominância de cargas elétricas; o número de prótons é igual ao número de elétrons. O átomo é um sistema eletricamente neutro. Entretanto quando ele perde ou ganha elétrons, fica eletrizado. Eletrizado positivamente quando perde elétrons e negativamente quando recebe elétrons.
Sendo a carga doelétron a menor quantidade de carga elétrica existente na natureza, ela foi tomada como carga padrão nas medidas de carga elétricas.
No Sistema Internacional de Unidades, a unidade de medida de carga elétrica é o Coulomb (C).A carga do elétron, quando tomada em módulo, é chamada de carga elementar e é representada por e.
carga elementar: 1,6.10 - 19 C
carga do elétron: - 1,6.10 - 19 Ccarga do próton: + 1,6.10 - 19 C

Tales de Mileto, no século VI A.C., observou o efeito âmbar, isto é, a propriedade de atrair corpos leves ao ser atritado. Praticamente na mesma época observou-se também que certas pedras (magnetita – os imãs naturais) atraíam pedaços de ferro.
Durante muito tempo julgou-se que estes dois fenômenos eram de mesma natureza, ou seja, acreditou-se queambos eram devidos a uma mesma propriedade dos corpos materiais. Ainda na Antiguidade, entretanto, percebeu-se uma grande diferença entre estes fenômenos: o âmbar atritado exercia sua atração sobre vários outros corpos, enquanto o imã só atraía pedaços de ferro.
Portanto, estas atrações não deviam ser confundidas entre si, pois correspondiam a fenômenos diferentes.

IDÉIAS INICIAIS SOBRE...
tracking img