Eletricidade segundao du fay

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1074 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Centro Educacional Sesi 026
3º Ano Ensino Médio
Livia Souto Bonifácio Nº 16

Fontes de Energia Alternativas

Trabalho apresentado á disciplina de Química
Ministrado pelo Professor Alessadro

JAU
Março/2013
Sumário

1. Introdução

2. Desenvolvimento
3.1 Energia Solar
3.2 Energia Hidráulica
3.3 Energia Eólica

3. Conclusão

4. Referências1. Introdução

No Brasil a maior quantidade de energia elétrica produzida provém de usinas hidrelétricas (cerca de 95%). Em regiões rurais e mais distantes das hidrelétricas centrais, têm-se utilizado energia produzida em usinas termoelétricas e em pequena escala, a energia elétrica gerada da energia eólica.
A enorme participação das fontes não renováveis na oferta mundial de energia coloca associedades diante de um desafio, a busca por fontes alternativas de energia.
E isso não pode demorar a ocorrer, sob o rico de o mundo entrar em colapso, pelo menos se for mantido o atual modelo de vida em que o petróleo tem uma importância vital.
Há diversas fontes alternativas disponíveis, havendo a necessidade de um maior desenvolvimento tecnológico para eu possam ser economicamente rentáveise, consequentemente, mais utilizadas.
Quase a totalidade de energia que utilizamos atualmente provém do sol, como fonte primaria. Ventos, bimassa, quedas d’agua são todos resultado da irradiação térmica ou luminosa dessa mesma fonte, energia solar.
Entretanto, são relativamente poucas as instalações de porte significativo para aproveitamento direto desse manancial inesgotável de energia.

2.Desenvolvimento

2.1 Energia Solar

A energia solar, por exemplo, é o aquecimento doméstico da água através do sol, utilizando boilers elétricos, aquecedores e coletores solares. Já tem a sua potencial importância nos padrões de consumo de energia. Além do valor econômico, ainda há o crescimento de uma consciência ecológica, que é a crescente disposição do uso de formas limpas, ainda que esseuso alternativo de energia não esteja assumido em escala econômica, requer baixo custo de investimento, é de alta tecnologia e padrão internacional de qualidade.
A utilização da energia solar fotovoltaica compreende a conversão da luz solar que é captada por células de silício sensíveis à luminosidade em eletricidade, sendo armazenado em baterias para ser utilizada em iluminação,eletro-eletrônicos, equipamentos e etc., em corrente continua ou alternada.
O módulo solar é um componente que promove a conversão da energia luminosa do sol, para energia elétrica em corrente contínua. O controlador de carga é um dispositivo que gerencia a energia elétrica produzida pelo módulo fotovoltaico, impedindo a sobrecarga e sobredescarga da bateria, aumentando a sua vida útil. A bateria é o componenteque armazena e estabiliza a energia gerada pelo módulo fotovoltaico, permitindo o uso da energia em dias nublados ou à noite. O inversor de carga é o equipamento eletrônico responsável em transformar a eletricidade de corrente continua armazenada nas baterias para corrente alternada (110/220v) , quando necessário.

2.2 Energia Hidráulica

A energia hidráulica, que entre as fontes renováveis deenergia, vem logo após a madeira e expande-se cada vez mais. Seu potencial remanescente é enorme.
Com moderna tecnologia é permitido a qualquer pessoa, mesmo sem conhecimentos técnicos, executar a construção de sua própria usina hidráulica com pequenas obras. É necessário um rotor tipo tambor, formado por pás curvas, fixadas a dois discos laterais. O eixo na posição horizontal, deverá serapoiado ao rolamento da turbina.
O controle de vazão é feito por um perfil hidráulico que é movimentado manualmente , ou automaticamente por um regulador de velocidade. As dimensões da caixa de adaptação de água e a base de apoio da turbina hidráulica deverão ser padronizadas em função do modelo do equipamento.
A tubulação de adução poderá ser em PVC, encaixando-se diretamente à turbina que deverá...
tracking img