Eletrica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2190 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sensores PNP - Positivo - Negativo - Positivo - São sensores que na saída dele eles jogam sinal positivo, ou seja, você alimenta ele com positivo, manda o negativo para ele (para funcionamento do circuito interno dele), e na saída dele tem sinal positivo.

Sensores NPN - Negativo - Positivo -Negativo - É a mesma coisa que o PNP só que na saída dele tem sinal negativo.
Se você trocar os PNP porNPN, e trocar os pólos positivo e negativo da fonte de energia, dá na mesma. Até uma mistura dos dois funciona - mas teria que ser um chip projetado pra isso.

Transistores são feitos em "sanduíche": duas camadas grossas de semicondutor dopado positivamente, e entre elas, uma camada fina de semicondutor dopado negativamente = PNP. Ou o inverso = NPN.

Com gráficos seria melhor de explicar...

Umsemicondutor é um material que conduz eletricidade, mas não muita... então, você adiciona (dopa) pequenas quantidades de uma substância com menos elétrons livres, e fica "faltando" elétron nele, fica um buraco aonde deveria existir um elétron. Isso permite que elétrons se movam por esse buraco que fica, até o buraco ser preenchido. Vira um semicondutor-P (positivo pois "falta" elétron).

Ou, vocêadiciona no semicondutor uma substância com mais elétrons, e fica sobrando elétron. Esse elétron vai ficar passeando por aí, até achar um buraco. Vira um semicondutor-N (negativo: "sobra" elétron).

Ambas as dopagens aumentam em cerca de 1000 vezes a capacidade do semicondutor de conduzir corrente...

Agora, imagine que você liga um semicondutor P e um N. Se você passar elétrons no sentido N -> P,os elétrons do N vão preencher os buracos no P, e não vão haver mais elétrons "livres" para conduzir corrente. Resultado: a corrente pára de passar. Se você liga ao contrário, vão existir sempre elétrons livres, e a corrente passa numa boa. Isso é o chamado "diodo", bem útil quando você quer que a corrente passe só num sentido (transforma corrente alternada em contínua).

Quando você faz um"sanduíche" (transistor), se a camada central for suficiente fina, você consegue aumentar a voltagem da corrente só por passar pelo transistor. Claro, você tem que ter emissor, base e coletor para essa corrente, mas por ora dá pra explicar sem eles.
LDR é um dispositivo semicondutor de dois
terminais, cuja resistência varia com a intensidade de
luz incidente
„ Materiais freqüentementeutilizados:sulfeto de
cádmio (CdS) e o seleneto de cádmio (CdSe).
„ LDRs aumentam sua condutividade quando expostos
a Luz.
„ Variação de Resistência típica : cerca de 300 Ω para
luz ambiente e 10 MΩ para o escuro
„ Resposta lenta (cerca de 200K Ω por segundo
Uma das formas mais tradicionais de controlar cursos de partes móveis de máquinas, industriais ou não, é o sensor de fim de curso. Normalmente éposicionado na extremidade de barramentos e eixos e envia um sinal, ou corta a corrente, ao ser acionado.
Existem vários tipos de sensores de fim de curso: ópticos, magnéticos, capacitivos e mecânicos. Cada um tem suas vantagens e desvantagens, mas todos estão limitados a uma característica: eles apenas informam quando determinada parte móvel chegou ao sensor.

Eles não são capazes de monitorar o processodo deslocamento, ou fornecer dados que permitam controlar a velocidade. Não é fácil saber, por exemplo, quando a parte móvel citada está perto do final do curso para reduzir sua velocidade e evitar impactos, o que se traduziria em menor desgaste e até em economia de energia.

Para alguns casos, uma régua potenciométrica é muito útil, porque é possível saber exatamente a posição do objeto sobre otempo, porém, a aceleração da parte móvel que está sendo deslocada altera-se constantemente, querendo ou não. Para obter a posição exata, sem precisar mudar a velocidade sempre, é usado um sensor diferente, vamos abordá-lo daqui pra frente.

Tenha muito mais precisão e informação para controlar uma parte móvel onde o encoder está acoplado. O encoder pode ser utilizado em muitos lugares e...
tracking img