Eletrecidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2496 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CONCEITOS DE CAMPO ELÉTRICO
Campo elétrico 
Para uma melhor compreensão, faremos uma comparação entre o campo elétrico e o campo gravitacional da Terra. 
A massa M da Terra cria em torno de si um campo gravitacional . Um corpo de massa m próximo da Terra fica sujeito a uma força de atração gravitacional (a força peso) decorrente da ação de sobre m. 
Vejamos: Uma carga Q origina em torno de si um campo elétrico. Uma carga de prova q, colocada nessa região, fica sujeita à ação de uma força elétrica. Região influenciada pela presença da carga elétrica Q, não dependendo da presença da carga de prova q nesses pontos para a sua existência.
A carga de prova q é utilizada somente para a verificação da existência do campo elétrico num determinado ponto daregião. 
Portanto, podemos concluir que existe uma região de influência da carga Q onde qualquer carga de prova q, nela colocada, estará sob a ação de uma força de origem elétrica. Essa região é denominada campo elétrico. 
TIPOS DE LINHA DE FORÇA

Linha de força ou linha de fluxo, geralmente no contexto do electromagnetismo, é a linha curva*, imaginária, cuja tangente dá a direcção do campoeléctrico num dado ponto.
* (As linhas são geralmente curvas, mas não têm necessariamente de ser em todos os casos; por exemplo, num campo magnético ou elétrico uniforme, as linhas de campo são linhas retas e imaginárias paralelas umas às outras).
Observando as linhas formadas por limalhas de ferro em uma folha de papel colocada sobre um imã, Michael Faraday propôs o conceito de linhas deforça. Essas linhas permitem estudar por onde passa o campo elétrico, e sua intensidade, conforme a concentração de limalha de ferro em determinada região. Elas são assim definidas como linhas imaginárias que mostram a atuação do campo elétrico em um determinado ponto no espaço.
* Uma tangente à linha de força em um determinado ponto indica a direção do vetor neste ponto.
* O número de linhasde força por unidade de área é proporcional ao módulo do vetor . Isto significa que as linhas são mais próximas entre si onde é maior e mais afastadas onde é menor.
No cálculo das linhas de fluxo utilizamos recursos do cálculo, já que o cálculo destas não passa do cálculo da soma das linhas do campo elétrico. Desta forma, podemos escrever em uma fórmula como a que segue abaixo,lembrando queestamos obtendo um escalar a partir de dois vetores,

CAMPO ELÉTRICO DE UMA ESFERA CONDUTORA
Quando uma esfera está eletrizada, as cargas em excesso repelem-se mutuamente e por isso migram para a superfície externa da esfera, atingindo o equilíbrio eletrostático. Assim, o campo elétrico dentro da esfera (em equilíbrio eletrostático) é nulo, já que não há uma força que atraia uma carga para dentrodo corpo. Lembrando que na superfície da esfera, K|Q|/d.d é multiplicado por 1/2.

RIGIDEZ DIELÉTRICA
Se você já estudou os fundamentos da eletrostática já deve saber que um corpo é considerado um bom condutor quando ele possui muitos elétrons livres na sua estrutura. São essas cargas elétricas que permitem que a eletricidade possa fluir em alguns objetos. Quando um corpo não tem essas cargasem sua superfície, ele é chamado de dielétrico ou isolante. Nesse caso, os elétrons se encontram "presos" ao núcleo dos átomos e dificultam a passagem da eletricidade. Mas um isolante pode se tornar um condutor?
Sim, isso é possível. Imaginemos duas placas metálicas ligadas a uma bateria de alta voltagem.
Se colocarmos um corpo isolante entre essas placas, perceberemos que o campo elétrico (E comuma setinha em cima) tentará arrancar os elétrons dos átomos desse corpo, através da força elétrica (F com uma setinha em cima). Se esse campo não for muito intenso, os elétrons continuam "presos" ao núcleo e o corpo fica apenas polarizado. Mas à medida que aumentamos a intensidade do campo elétrico, os elétrons vão "se soltando" mais facilmente dos átomos e o corpo vai gradualmente ficando...
tracking img