ELETICIA MACHADO DA SILVA DE JESUS 1 3 CORRIGIDO TCC

4357 palavras 18 páginas
LÍNGUA, CULTURA E TECNOLOGIA

JESUS, Eleticia Machado da Silva de1
FERNANDES, Simoni Edivirges2

RESUMO

O presente artigo propõe ampliar a discussão sobre o papel do ensino de língua, tanto materna quanto estrangeira, que deve envolver, necessariamente, uma reflexão sobre o projeto educativo que se quer implantar. Contrapondo a forma tradicional do ensino focado na subserviência e memorização dos códigos da norma culta, argumenta a respeito do objetivo para permitir ao aluno a escolha da linguagem adequada ao seu cotidiano, relacionando o que se ensina com algo que os alunos possam utilizar na vida. Outro aspecto debatido são as inovações tecnológicas que exigem do profissional docente, metodologia adequada, constante aperfeiçoamento, principalmente em termos da inserção dos recursos tecnológicos aplicados ao ensino. Logo, entende-se que é necessário haver professores capacitados e qualificados para inserir na sua prática educativa recursos que auxiliem a aprendizagem do docente.

Palavras-chave: Ensino. Cultura. Tecnologia. Língua. Metodologia.

1. INTRODUÇÃO

Historicamente, o cenário educativo sofreu profundas mudanças que fundamentalmente, proporcionaram o surgimento de modelos de instrução nas famílias, nas comunidades, nas escolas e, na contemporaneidade. Os padrões de ensino, tidos como tradicionais, estão dando lugar a novas formas de construir conhecimentos pelo surgimento de teorias e tendências metodológicas que dialogam e contribuem para a formação de cidadãos reflexivos e críticos. Tais alterações caracterizam inserção significativa das novas tecnologias ao ensino.
Nas últimas décadas, a qualidade do ensino da língua, no Brasil, tem sido uma questão amplamente discutida por educadores. As preocupações em torno do fracasso escolar, especialmente, a respeito do ensino de línguas são evidenciadas pelas constantes pesquisas e projetos de ensino, que abrangem o processo geral – Linguagem Verbal -, os quais vêm sendo desenvolvidos por lingüistas

Relacionados