Elemntos Filosoficos que Permeiam a Educação Brasileira

3999 palavras 16 páginas
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
UNIDADE INDAIATUBA – CURSO DE LETRAS
DISCIPLINA DE LIBRAS

ELEMENTOS FILOSÓFICOS QUE PERMEIAM A EDUCAÇÃO BRASILEIRA

INDAIATUBA – SP
OUTUBRO/2013
SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO
2. RELATÓRIO ETAPA 1
3. RELATÓRIO ETAPA 2
4. RELATÓRIO ETAPA 3
5. RELATÓRIO ETAPA 4
6. CONSIDERAÇÕES FINAIS

1. INTRODUÇÃO
O presente estudo tem por objetivo abordar os elementos filosóficos presentes na educação brasileira, procurando discutir aspectos da importância da filosofia para a compreensão do mundo e as dificuldades que se encontra para implementação do estudo de filosofia no currículo escolar, principalmente quando existem realidades bem diferentes entre o sistema de ensino publico e privado. Também abordaremos que a escola deveria funcionar como uma produtora ou reprodutora de padrões sociais, porém é importante salientar que a influencia da escola na formação de massa pensante, que poderiam ser articuladores de profundas mudanças na sociedade tem perdido força.

2. RELATÓRIO ETAPA 1 - A NATUREZA FILOSOFICA E O SEU ENSINO
Analisando a história da evolução da humanidade ao longo de toda a sua existência, portanto é inquestionável a importância da filosofia para que a toda essa evolução acontecesse. Se pegarmos qualquer sociedade como exemplo e analisarmos a fundo o seu desenvolvimento ao longo dos tempos, iremos com certeza identificar vários princípios filosóficos, os quais contribuíram para a evolução dessa sociedade como um todo, mesmo que alguns desses princípios tenham sido aplicados de maneira inconsciente.
A filosofia na sua essência, levou o homem a se tornar um ser pensante e questionador. Tal mudança de pensamento fez com que o homem pensasse mais a fundo sobre a sua existência e sobre as coisas e problemas que o rodeiam. Essa nova postura de pensamento, passou a ser a mola propulsora de transformações e desenvolvimento de qualquer

Relacionados

  • 107015
    21674 palavras | 87 páginas
  • PEDAGOGIA DE PROJETOS
    28635 palavras | 115 páginas