Elemento quimico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1051 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Fe - Ferro

Na natureza o ferro não está em estado livre ou elementar, porém, é comumente encontrado na forma de pirita hematita que é transportada para um forno aquecido a uma temperatura de 2000°C, sendo obtido da redução destes compostos. Apresenta 3 formas alotrópicas alfa ,  gama e delta, sendo a mais estável em temperaturas normais, o ferro alfa. O ferro é conhecido e utilizado pelo homemdesde a antiguidade, a sua utilização é vasta em função de ser um metal barato e resistente, apesar da oxidação pelo oxigênio do ar, forma  metálicas importantes na indústria tais como o aço-carbono que é uma mistura de ferro e carbono, misturado com níquel e cromo, origina oaço-inoxidável, está presente em inúmeras estruturas metálicas nas construções que nos cercam.
O ferro apresenta em seuestado de oxidação +2, é facilmente oxidado a ferro +3, em virtude deste comportamento é um agente redutor forte, forma complexos quelatos ou por associação de íons, e são facilmente identificados por formar soluções coloridas. A reação pela qual identificamos o ferro mais facilmente é com tiocianato de amônio, devido a coloração vermelho intenso (cor de sangue), reage facilmente com ácidosdiluídos ou concentrados, e com bases formando precipitados insolúveis.

O excesso e a falta de Fe - Ferro em nosso sangue
Excesso
O excesso de ferro no sangue pode ser bastante prejudicial a saúde, provocando doenças cardíacas, câncer, diabetes e artrites. Os principais sintomas do excesso de ferro no organismo são: Cansaço; Fraqueza; Impotência; Dor abdominal; Perda de peso; Dor nasarticulações; Quedas de cabelo; Alterações nos ciclos menstruais; Arritmias; Inchaços; Atrofia testicular.
Quando o excesso ocorre após os 40 anos, podem surgir: lesões hepáticas e deficiência de testosterona. O acumulo de ferro no organismo pode gerar ainda o envelhecimento precoce devido ao acumulo de radicais livres nas células.

Falta
O ferro é um mineral essencial para a saúde e sua faltagera anemia. Os sintomas da falta de ferro no organismo são: cansaço extremo; desânimo; falta de atenção; dificuldade de aprendizagem; fraqueza; sono; tornozelo inchado; queda de cabelo/cabelos fracos e quebradiços; desempenho escolar fraco; distúrbios de humor; palidez falta de apetite; língua lisa; fraco desenvolvimento motor infecções freqüentes, devido a baixa da imunidade.

Alimentos que possuem FerroPode-se encontrar o Ferro nos devidos alimentos como, agrião, dente de leão, folhas de beterraba, batata doce, mandioca, espinafre, salsa, grãos integrais, amêndoas, nozes, castanha de caju, frutas secas como – damasco, passas, ameixas- ervilhas, feijões, certas sementes – como gergelim e girassol, algas marinhas, figo, alcachofra, aveia – banana, beterraba, cenoura, aipo, couve, limão, tâmara,morango cereja, uvas, amora, vagens, avelã, kiwi, lentilha, pêssego, pêra, maçã, rabanete, etc.

Cu- Cobre

O  Cobre é um metal de coloração vermelha discretamente amarelada, com um brilho levemente opaco de aspecto agradável, está localizado no grupo I-B, na tabela periódica. O seu ponto de fusão de 1038°C, ponto de ebulição 2927ºC, é um metal macio, maleável e dúctil. O símbolo químico dometal é Cu, originado do latim “Cuprum”, em alusão   ilha do Chipre onde se acredita ter sido encontrado pela primeira vez.
É encontrado na natureza na forma de calcopirita CuFeS2, principalmente, existem outros, porém este apresenta um teor mais alto do metal, além de ser um dos metais que podem ser encontrados em estado elementar.
Este é um dos metais mais antigos de que se tem conhecimento, emvirtude da idade do bronze no período neolítico, onde o cobre passou a ser muito utilizado, pesquisadores afirmam que a mineração do cobre tenha se iniciado há cerca de 5.000 anos. Houve um tempo que o metal foi considerado raro e seu custo bastante elevado, depois que este começou a ser encontrado com freqüência e seu custo diminuiu, até o momento em que se descobriu a sua extrema...
tracking img