Ele3mento de apoio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3097 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 - Introdução aos elementos de fixação

Na mecânica é muito comum a necessidade de unir peças como chapas, perfis e barras. Qualquer construção, por mais simples que seja, exige união de peças entre si. Entretanto, em mecânica as peças a serem unidas, exigem elementos próprios de união que são denominados elementos de fixação. Numa classificação geral, os elementos de fixação mais usados emmecânica são: rebites, pinos, cavilhas, parafusos, porcas, arruelas, chavetas etc. Aqui será estudado cada um desses elementos de fixação com o objetivo de conhecer suas características, o material de que é feito suas aplicações, representação, simbologia e alguns cálculos necessários para seu emprego. A união de peças feita pelos elementos de fixação pode ser de dois tipos: móvel ou permanente.
Notipo de união móvel, os elementos de fixação podem ser colocados ou retirados do conjunto sem causar qualquer dano às peças que foram unidas. É o caso, por exemplo, de uniões feitas com parafusos, porcas e arruelas. Já na união permanente, os elementos de fixação, uma vez instalados, não podem ser retirados sem que fiquem inutilizados. É o caso, por exemplo, de uniões feitas com rebites esoldas.
Tanto os elementos de fixação móvel como os elementos de fixação permanente devem ser usados com muita habilidade e cuidado porque são, geralmente, os componentes mais frágeis da máquina. Assim, para projetar um conjunto mecânico é preciso escolher o elemento de fixação adequado ao tipo de peças que irão ser unidas ou fixadas. Se, por exemplo, unirmos peças robustas com elementos de fixaçãofracos e mal planejados, o conjunto apresentará falhas e poderá ficar inutilizado. Ocorrerá, portanto, desperdício de tempo, de materiais e de recursos financeiros. Ainda é importante planejar e escolher corretamente os elementos de fixação a serem usados para evitar concentração de tensão nas peças fixadas. Essas tensões causam rupturas nas peças por fadiga do material.
Para um melhor conhecimentode alguns elementos de fixação, será apresentada a seguir uma descrição simples de cada um deles.

2 – Rebites

2.1 – Definição

O rebite é um elemento de fixação permanente, formado por um corpo cilíndrico e uma cabeça. É fabricado em aço, alumínio, cobre ou latão. Os rebites são usados para unirem rigidamente peças ou chapas, principalmente, em estruturas metálicas, de reservatórios, caldeiras,máquinas, navios, aviões, veículos de transporte e treliças. A Figura 2.1 mostra uma fixação típica aplicando-se rebite.
[pic]
Figura 2.1 – Fixação por rebite

2.2 – Classificação de rebites

Os rebites são classificados em função de sua cabeça
A fabricação de rebites é padronizada, ou seja, segue normas técnicas que indicam as medidas da cabeça, do corpo e do comprimento útil dos rebites. AFigura 2.2 mostra os principais tipos de rebites e suas aplicações.

[pic]
A Figura 2.2 - Tipos principais de rebites.

Os rebites com cabeça redonda larga e cabeça redonda estreita são largamente utilizados devido à resistência que oferecem. Já os rebites com cabeça escareada chata larga e cabeça escareada chata estreita são empregados em uniões que não admitem saliências. Enquanto os rebites comcabeça escareada com calota e cabeça tipo panela são empregados em uniões que admitem pequenas saliências. E os rebites com cabeça cilíndrica são usados nas uniões de chapas com espessura máxima de 7 mm.

Para um rebite de cabeça redonda larga o 2 x d significa que o diâmetro da cabeça desse rebite é duas vezes o diâmetro do seu corpo. Se o rebite tiver um corpo com diâmetro de 5 mm, o diâmetro desua cabeça será igual a 10 mm. Essa forma de cálculo é a mesma para os demais rebites mostrados na Figura 2.2. Essa figura apresenta alguns tipos de rebite, segundo a forma de suas cabeças. Mas é grande a variedade dos tipos de rebite. Um mecânico precisa conhecer o maior número possível para saber escolher o mais adequado a cada trabalho a ser feito. Alguns exemplos de aplicação de rebites:...
tracking img