Elasticidade no setor imobiliario

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2397 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Administração
Profº Fabio Roberto Lemes

Atividade Prática Supervisionada

Letícia de Fátima Pedroso
Ijuí, 02/2011.
Comportamento do consumidor no mercado imobiliário de Ijuí

Resumo
O artigo apresenta e explica a elasticidade, o comportamento da procura do setor habitacional, define o que é e quais os fatores determinantes nos preços de alguns produtos. Além de definições dedemanda e renda, segundo conceitos econômicos básicos e importantes. A relação e a resposta de cada consumidor, frente a mudanças entre a renda e tipo de produto comercializado, no caso, o estoque habitacional e o que está sendo construído.
Ao passo que são explanadas estas definições cruciais para o entendimento do mercado, fala-se sobre este mercado na cidade de Ijuí, como e o que é nosso estoquede imóveis, do que dispomos, visto que trata-se de uma cidade pólo nos âmbitos de educação e saúde.

Introdução
O presente estudo, fruto de uma atividade prática supervisionada junto ao curso de Administração da Faculdade América Latina de Ijuí, visa entender e explicar os diversos tipos de demandas e preços do ponto de vista microeconômico, mais especificamente de acordo com os conceitos deelasticidade. Quais os níveis de sensibilidade dos produtos e as respostas da demanda, quanto a este produto, são perguntas não muito comuns no cotidiano, porém se fazem muito importantes.
A partir da discussão sobre elasticidade, pretende-se explorar o mercado habitacional. A referência esta área da economia, pelo enfoque microeconômico, as analises são mais especificas, tratando-se de um produtodurável, pessoal e imóvel.
Também se deve ressaltar que os fatores externos têm interferido de forma direta nos preços e nas demandas deste tipo de mercadoria. A procura esta em alta, pela facilidade de aquisição por meio de financiamentos habitacionais e outros fatores que deixam este mercado concorrido
Partindo dos conceitos básicos de elasticidade, com o fim de entender comocomporta-se oconsumidor a reação e relaçãoas variáveis de demanda, preço, renda e oferta.Na seqüência aborda-se o mercado imobiliário, de forma exploratória, e por fim apresenta-se as considerações finais e bibliografia utilizada.

1 Elasticidade: como definir o comportamento do consumidor

Em cada produto seja ele móvel ou imóvel, existe uma sensibilidade, um comportamento diferenciado dos consumidores,em relação às variações dos preços e de sua renda. Para tanto, pode ser definido pelos conceitos de elasticidade que segundo Mendes (apud Lacombe, 2004, p.16) “é a alteração porcentual em uma variável em relação à variação porcentual em outra”. Vasconcellos (2008, p.58), define que “[...], a elasticidade reflete o grau de reação ou sensibilidade de uma variável quando ocorrem alterações em outravariável, se coeteris paribus¹.”
A elasticidade pode ser representada por meio de cálculos matemáticos, fazendo com que os números, juntamente com o conhecimento teórico possam explicar e demonstrar a realidade do mercado em questão. Vasconcellos (2008) argumenta que as informações tornam-se úteis tanto nas empresas quanto na administração pública, visto que servem para fazer as previsões devenda, permitindo que se faça uma estimativa de qual a reação dos possíveis consumidores frente a uma alteração, tanto em relação a sua renda, quanto às divergências dos concorrentes.
Existem quatro tipos de elasticidade no estudo microeconômico: elasticidade-preço da demanda, elasticidade-renda da demanda, elasticidade-preço cruzado da demanda e elasticidade-preço da oferta. De acordo Rossetti(2003) há uma parcela de produtos que com a modificação nos preços provoca uma alteração acentuada na procura por este. Enquanto para outros, mesmo com essas modificações no preço, a procura continua estável, ou ainda aqueles que são proporcionais.
O grau de sensibilidade e reação dos consumidores pode ser mensurado através desses conceitos de elasticidade-preço da demanda, que nada mais é do que...
tracking img