Elaborar mapa de risco

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1048 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Mapa de Risco

Disciplina:

| |








Aluno


Elaboração de Mapa de Risco


Mapa de Risco é uma representação gráfica de um conjunto de fatores presentes nos locais de trabalho (sobre a planta baixa da empresa, podendo ser completo ou setorial), capazes de acarretar prejuízos à saúde dos trabalhadores: acidentes e doenças de trabalho. Tais fatores têm origem nosdiversos elementos do processo de trabalho (materiais, equipamentos, instalações, suprimentos e espaços de trabalho) e a forma de organização do trabalho (arranjo físico, ritmo de trabalho, método de trabalho, postura de trabalho, jornada de trabalho, turnos de trabalho, treinamento, etc.)”.

Por definição:
“Mapa de riscos é a Representação gráfica do mapeamento de riscos ambientais”Funções do Mapa de Risco


• Serve para a conscientização e informação dos trabalhadores através da fácil visualização dos riscos existentes na empresa.
• Reunir as informações necessárias para estabelecer o diagnóstico da situação de segurança e saúde no trabalho na empresa.
• Possibilitar, durante a sua elaboração, a troca e divulgação de informações entre os trabalhadores,bem como estimular sua participação nas atividades de prevenção.




Disposições legais

Lei 6514 de 22/12/1977 – Altera o Capítulo V, do Título II, da Consolidação das Leis do Trabalho, relativas à Segurança e Medicina do Trabalho.


Portaria nº3.214 de 08/06/1978 – Aprova as Normas Regulamentadoras – NR – do Capítulo V, do Título II, da Consolidação das Leis do Trabalho,relativas à Segurança e Medicina do Trabalho.


NR 1.1 “As Normas Regulamentadoras – NR, relativas à segurança e medicina do trabalho, são de observância obrigatória pelas empresas privadas e públicas e pelos órgãos públicos da administração direta e indireta, bem como pelos órgãos dos Poderes Legislativo e Judiciário, que possuam empregados regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho -CLT”.
NR 5.1 “A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA – tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador.”
NR 5.16 “A CIPA tem por obrigação:
a) identificar os riscos do processo de trabalho, e elaborar o mapa de riscos,com a participação do maior número de trabalhadores, com assessoria do SESMT, onde houver;”.


Portanto, encontra-se no item 5.16 da NR 5, que a CIPA é também responsável pela elaboração do Mapa de Risco, delegue algum trabalho a ela, como levantamento dos riscos por aplicação de questionário aos colaboradores.


A avaliação dos riscos para elaboração do Mapa de Risco équalitativa, ou seja, não envolve medições. Quando for elaborar o Mapa de Risco faça uma reunião com a CIPA e pergunte a ela quais são os riscos que ela percebe no ambiente que está analisando, quem sabe assim terá uma surpresa com algum risco que ainda não tenha percebido.


Como elaborar o Mapa de Risco

• Conhecer o processo de trabalho no local analisado: os trabalhadores: número, sexo, idade,treinamentos profissionais e de segurança e saúde, jornada; os instrumentos e materiais de trabalho; as atividades exercidas; o ambiente;
• Identificar os riscos existentes no local analisado, conforme a classificação específica dos riscos ambientais;
• Identificar as medidas preventivas existentes e sua eficácia. Medidas de proteção coletiva; medidas de organização do trabalho; medidasde proteção individual; medidas de higiene e conforto: banheiro, lavatórios, vestiários, armários, bebedouro, refeitório, área de lazer;
• Identificar os indicadores de saúde, queixas mais frequentes e comuns entre os trabalhadores expostos aos mesmos riscos, acidentes de trabalho ocorridos, doenças profissionais diagnosticadas, causas mais frequentes de ausência ao trabalho;
•...
tracking img