El valor de roncar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1720 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Em entrevista a Jorge Fondebrider, o autor mexicano Fabio Morábito afirma que seus contos apresentam temas referentes ao que é comum e pertence à realidade, algo que evidencia que suas narrativas são caracterizadas por conterem uma temática simples e cotidiana, a qual sempre parte de uma situação mínima, mas que ao decorrer do conto se torna sufocante para a personagem. Tal consideração feitapelo próprio contista revela que, em suas histórias, o leitor não é surpreendido por acontecimentos inusitados, o que torna a leitura aparentemente fácil e corrente, ainda que seja feita de modo simplista.
Verifica-se, pois, que tal método de escrita é sustentado pelo princípio de que Morábito não utiliza de argúcia para fazer com que seu interlocutor, o leitor, sinta-se tocado pelo texto que lê.Em face disso, nota-se que, embora “El valor de roncar” seja um conto clássico, trata-se de uma narrativa simples em que não há um acontecimento fantástico que surpreenda o leitor e as situações são explicáveis pela racionalidade; todavia, a surpresa da história se desenvolve a partir de um conflito entre a personagem protagonista, Gloria, e seus desejos, suas angústias e suas suspeitas.
A ameaçade que algo de pior possa acontecer ou algum acontecimento inesperado que revele surpresa está presente ao longo de toda a narrativa, e de fato, nem a protagonista nem o leitor sabem o que acontecerá. A princípio, a personagem sai de sua casa para poder escrever tranquilamente, contudo, no hotel os seus planos mudam. As expectativas de Gloria nunca são concluídas, como quando esta vai ao bar dohotel e cria uma série de pensamentos sobre a ideia que as pessoas poderiam fazer dela:
“Cuando terminó la pieza, las parejas aplaudieron con discreción. Ella no. Sintió que el hecho de estar sola la dispensaba de aplaudir. (…) Luego pensó que había hecho mal en no aplaudir, pues los demás podrían pensar que no lo había hecho porque era pareja del tipo de la guitarra (…). Cuando una hora despuésel hombre de la guitarra dio las gracias y cantó una última canción, se apresuró a pedir la cuenta por miedo a que el tipo, al verla sola, le invitara una copa.” (p.43)

Não há nenhum indício de que essas expectativas de Gloria se realizassem, o que acontece na realidade é que a personagem esconde seus desejos, se contém. Outro momento de suspense ou ameaça, é aquele marcado pelas mentiras damulher, como no momento em que ela se encontra com seu antigo amigo, Miguel, e lhe conta uma mentira qualquer para que este não a acompanhasse ao bar:
“Él le preguntó a dónde iba, y ella, por miedo a que él decidiera acompañarla si le decía que iba al bar del hotel a tomar una cuba, le dijo que salía a buscar una farmacia.” (p.45)

Esse encontro inicia o conflito do conto; toda a narrativa étensionada até ao final, pois há a construção de expectativas desde o momento em que a personagem protagonista, Gloria, sai de sua casa com o intuito de fugir da rotina e vai a um hotel escolhido pelo próprio marido, o que já revela a existência de uma crise em sua relação com Humberto. Essas expectativas nunca se concluem e se multiplicam em outras, pois não há comunicação verbal, mas uma grandepreocupação em entender o que os gestos dizem:
“¿Cuándo vas a regresar?, le preguntó él. Ella, todavía excitada por su disertación, iba a responder que dentro de un mes, pero complicada por el interés que denotaba la pregunta de él, acortó el plazo a dos semanas.”

Neste fragmento, Gloria acredita que a pergunta feita por Miguel sugere alguma relação mais íntima, algum interesse pessoal que elenutre por ela. Eis o conflito do conto, pois a tensão nasce desse falso relacionamento que só existe na cabeça da personagem feminina. Miguel representa um escape, o meio que a personagem encontra para fugir de sua rotina. Isso faz com que a mulher mergulhe numa série de expectativas, as quais acredita ler nos gestos de seu amigo: “Todo se había decidido entre ellos quince día atrás, aunque no...
tracking img