Virando a propria mesa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (795 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo:
Livro resenhado: SEMLER, Ricardo. Virando a própria mesa: uma história de sucesso empresarial made in Brasil. Rio de Janeiro: Rocco, 2002. Virando a própria mesa. Resenha de Ismael Monteiro|
A obra “Virando a própria mesa” tem como objetivo mostrar as experiências empresariais do autor, Ricardo Semler. Um dos enfoques mais destacados é o repensar sobre as necessidades demodernização das empresas brasileiras, especialmente aquelas que ainda adotam o nepotismo, favoritismo e visão de curto prazo.
Desde sua infância, Semler era um menino rebelde e que gostava de ser livre. Eradesacreditado por seu pai quanto à sua vontade de ingressar no mundo dos negócios, mas isso não lhe esfriou os ânimos. Ele teve vários negócios, como uma lanchonete dedicada aos alunos de sua escola. Suavontade era tão forte, que ele fez uma lista com 160 objetivos a serem alcançados durante sua vida. Desses, dois deles ele perseguiu com afinco: estudar em Harvard e escrever um livro.
Ao entrar naempresa de seu pai fez várias modificações, recuperando a SEMCO e abrindo espaço para o crescimento da empresa. Semler é uma pessoa competente e que sabe aproveitar as oportunidades. Isso foicomprovado, pois graças à habilidade de Semler, a SEMCO incorporou quatro multinacionais e multiplicou por oito o tamanho da empresa em pouco tempo.
Semler acredita que as mudanças vão chegar ao Brasil,embora um dos maiores entraves é o coronelismo empresarial, cuja máxima é clara: cabide de empregos, capacidade de atrair os interessados em segurança de longo prazo, salários defasados, técnicas degestão da Revolução Industrial. O autor esclarece que as empresas que querem ser bem sucedidas devem enxergar o futuro, sem esquecer de buscar a participação efetiva de seus funcionários.
Ele defende ocrescimento como mola propulsora para a motivação, pois possibilita a diversificação, viabiliza condições de promoção aos funcionários e favorece o aumento da produtividade. A empresa moderna...
tracking img