ejkewfhkjewfh

5911 palavras 24 páginas
Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação
XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Curitiba, PR – 4 a 7 de setembro de 2009

Ressignificando o olhar: a favela em busca de seu lugar 1
Vitor Monteiro de CASTRO2
Resumo
O presente trabalho procura demonstrar a necessidade de uma comunicação desvinculada de interesses econômicos para a busca por justiça social. O trabalho propõe uma nova comunicação, e como ela deve atuar dando voz e visibilidade a ações de interesse coletivo, em contraste com os estereótipos e interesses apresentados pela mídia hegemônica. Disseminando outras vozes e manifestações, essas novas mídias passam a lutar pela hegemonia, numa tentativa de ressignificar os olhares sobre os espaços populares.
PALAVRAS-CHAVES: hegemonia; contra-hegemonia; favela; espaços populares
1. Meios de comunicação e hegemonia – a mídia como instrumento de poder
Os meios de comunicação hoje representam um importante instrumento de poder na sociedade, na disputa por hegemonia e principalmente na constituição da opinião pública. Esses meios são capazes de influenciar de forma expressiva a vida cotidiana e a atuação política dos sujeitos. Pensar a comunicação e seus meios hoje é refletir sobre seu papel de legitimar e dar sustentação à ação coercitiva do Estado, procurando moldar a vontade política da sociedade, mas também a capacidade de empreender manifestações contra-hegemônicas, com vozes que destoam na busca de organizar uma nova cultura e uma nova ordem social.
No Brasil, o controle da mídia cabe a alguns poucos grupos econômicos familiares. Essa concentração desarticula os sistemas locais de informação, que poderiam desempenhar um papel importante ao dinamizar iniciativas locais de gestão participativa. Pior, “a distribuição das afiliadas das grandes redes encontra no cenário regional atores identificados tanto com as lideranças políticas quanto com as igrejas eletrônicas” (SANTOS, 2007,

Relacionados