EJA GUARANI - ALÉM E AQUÉM DO BILINGUISMO

2629 palavras 11 páginas
Apresentação

EJA GUARANI - ALÉM E AQUÉM DO BILINGUISMO
José Ribamar Bessa Freire
Por considerá-lo bastante apropriado, tomamos emprestado para essa apresentação o título – Más acá y más allá del bilinguismo - de um capítulo do livro Pasado, Presente y Futuro de la Lengua Guarani, de Bartomeu Meliá (CEADUC, Asunción, 2010). Lá, em outro capítulo instigante e provocador - A Interculturalidade e a farsa do bilinguismo - ele questiona:
“Grandes palavras como bilinguismo e interculturalidade hoje estão sob suspeita e seu brilho de outrora é agora luz que agoniza. Estão tão desgastadas que é preciso abandoná-las e trocá-las, não por outras palavras, mas por outras experiências. Creio que é necessário ir muito além do bilinguismo e desmascarar a farsa” (Meliá, 2010: 14).
“Outra experiência”. Sem abandonar as noções de bilinguismo e interculturalidade, foi isso o que nós tentamos, em 2003, em comunhão com os Guarani do Rio de Janeiro, muitos dos quais até então eram obrigados a frequentar as escolas municipais incapazes de dar conta da diferença, ou então a seguir em uma escola indígena em implantação, bastante incipiente e fragilizada. Essa “outra experiência” teve início com o Curso Nhembo'e Texui Regware – assim, em língua guarani para destacar a importância da língua nesse processo. Procuramos ir “mais além” com esse Projeto de Escolarização dos Agentes Indígenas de Saúde (AIS) e Saneamento (AISAN) na modalidade da Educação de Jovens e Adultos – EJA. Cometemos erros, mais do que desejávamos, e alguns acertos, menos do que planejamos. Sobre eles é a discussão que faz esse livro que você tem em suas mãos.
O Curso Nhembo'e Texui Regware tinha como objetivo oferecer aos AIS e AISAN o Ensino Fundamental e a instrumentalização no que diz respeito à leitura e escrita, focando sua preocupação central no reconhecimento e no fortalecimento dos saberes tradicionais da cultura e da língua guarani em diálogo com o conhecimento escolarizado. A elaboração do projeto

Relacionados

  • Educação comparada: brasil e paraguai
    14804 palavras | 60 páginas
  • O ENSINO DE HISTÓRIA NAS SÉRIES INICIAIS DA ALDEIA KOPENOTI
    36336 palavras | 146 páginas
  • Prof. UFV
    378868 palavras | 1516 páginas