Egonomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1465 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITÁRIO JORGE AMADO
Curso Superior de Tecnologia em Segurança do Trabalho

2º semestre – 2011.2

Maio, 2012

Curso Superior de Tecnologia em Segurança do Trabalho
2º Ciclo – 2011.2 – Turma B

Projeto inTerdisciplinar

Trabalho apresentado como requisito para a avaliação da disciplinas: Psicologia do Trabalho, Ergonomia, Biossegurança, Legislação e Saúde ocupacional dosegundo Semestre do Curso Superior de Tecnologia em Segurança do Trabalho.

Nome dos participantes:
Alexandro Pereira
Ana Carla Nascimento
Ana Valéria S. Silva
Gleice Lorena S. Sales
Josiete Silva Ribeiro
Leila Coelho
Marluce C. do Carmo
Junho, 2012

SUMÁRIO
1. Introdução 4
2. Programa de segurança do trabalho 5
3. Práticas de segurança no trabalho 5
4 PROGRAMA DE QUALIDADEDE VIDA NO AMBIENTE DE TRABALHO.......................................6
5. Conclusão 7
Bibliografia Erro! Indicador não definido.

1. Introdução
Ergonomia é a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente. Podemos citar três especializações da ergonomia:Ergonomia física - Está relacionada com as características da anatomia humana, antropometria, fisiologia e biomecânica em sua relação a atividade física. Os tópicos relevantes incluem o estudo da postura no trabalho, manuseio de materiais, movimentos repetitivos, distúrbios músculo-esqueletais relacionados ao trabalho, projeto de posto de trabalho, segurança e saúde.
Ergonomia organizacional - Concerne àotimização dos sistemas sócio técnicos, incluindo suas estruturas organizacionais, políticas e de processos. Os tópicos relevantes incluem comunicações, gerenciamento de recursos de tripulações (CRM - domínio aeronáutico), projeto de trabalho, organização temporal do trabalho, trabalho em grupo, projeto participativo, novos paradigmas do trabalho, trabalho cooperativo, cultura organizacional,organizações em rede, tele-trabalho e gestão da qualidade.
Ergonomia cognitiva- refere-se aos processos mentais, tais como percepção, memória, raciocínio e resposta motora conforme afetem as interações entre seres humanos e outros elementos de um sistema. Os tópicos relevantes incluem o estudo da carga mental de trabalho, tomada de decisão, desempenho especializado, interação homem computador,estresse e treinamento conforme esses se relacionem a projetos envolvendo seres humanos e sistemas.
A produtividade e a qualidade dos serviços estão diretamente ligadas ao posto de trabalho e ao sistema produtivo; e estes estando ergonomicamente adequados aos funcionários, fará com que as atividades sejam executadas com conforto, maior eficiência, preservando a integridade física e mental dotrabalhador e fazendo com que a empresa diminua os custos: com afastamentos, acidentes, doenças ocupacionais, com treinamentos adicionais para substituição de funcionário afastado, com máquinas, projetos e instalações inadequados, diminuindo o índice de absenteísmo e aumentando a qualidade dos serviços oferecidos e lucratividade.

De acordo com a Normas regulamentadora 17, todas as empresas devempossuir a Análise Ergonômica do Trabalho. Os programas de Segurança do Trabalho, de Qualidade de Vida são fundamentais para minimizar riscos ambientais e proporcionar grandes benefícios para a empresa.
2. Programa de segurança do trabalho
O setor produtivo está cada vez mais consciente de seu papel. O capital humano de uma empresa representa peca fundamental nela. Por essa razão se investe emtécnica de seguranças em atividade de prevenção de acidentes. Os programas de Segurança no Trabalho visam assegurar a adoção de práticas e procedimentos que permitam identificar, avaliar e controlar os perigos e riscos existentes nos diversos processos e atividade de uma empresa, ou seja, proteger a vida, promover a segurança e saúde do trabalhador. Isso melhor a qualidade de vida do trabalhador é de...
tracking img