Nr 17 egonomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (533 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Ergonomia Resumo

INTRODUÇÃO:
Os riscos ergonômicos estão cada vez mais presentes nos postos de trabalho da indústria da construção civil. A ergonomia adapta as condições de trabalho àscaracterísticas psicofisiológicas do homem, procurando evitar vários tipos de acidentes de trabalho, especialmente as doenças profissionais. O presente trabalho se propõe a fazer uma, identificação de riscosergonômicos em duas obras (Construção do bloco A1- Setor de aulas teóricas IV e Construção do bloco H-Setor de aulas teóricas III), localizadas no Campus Central da Universidade Federal do Rio Grande doNorte (UFRN), as quais estão sendo supervisionadas pela Superintendência de Infra-Estrutura (SIN), proporcionando uma avaliação desses riscos.

METODOLOGIA:
Esse estudo foi baseado em visitas e noacompanhamento de duas obras existentes na UFRN, nos setores III e IV, durante o horário de expediente (de segunda a sexta-feira, de 7h às 17h). Essas visitas de fiscalização foram feitas por doisestagiários das obras e estudantes do curso de Engenharia Civil da UFRN, nas quais foram analisados os riscos ergonômicos a que estão sujeitos os 60 (sessenta) trabalhadores dessas obras. A faixa etáriadesses trabalhadores varia entre 18 e 59 anos. A análise foi realizada observando-se os funcionários em seus respectivos postos de trabalho, demonstrando através de fotos os riscos ergonômicosexistentes, os quais são ocasionados pela desinformação e ausência de treinamento sobre esse tipo de risco.

RESULTADOS:
Foram constatados problemas tais como: 1) levantamento de peso, onde os ajudantese serventes de pedreiro não recebem treinamentos nem instruções satisfatórias quanto aos métodos de trabalho que deverão utilizar, ocasionando tensões e dores em algumas partes do corpo; 2) mobiliárioinadequado no escritório e almoxarifado, o qual não é planejado nem adaptado para atender o nível de conforto mínimo estabelecido pela Norma Regulamentadora Nº17 - Ergonomia, causando dores...
tracking img