Efomm fisica 2012

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1031 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESOLUÇÃO 986/2003

Aprova a NBC-T-12- Da Auditoria Interna


A Auditoria Interna Contábil tem como objetivo assistir à administração da entidade no cumprimento dos seus objetivos, apresentando subsídios para o aperfeiçoamento da gestão, dos processos e dos controles internos, através de análises, avaliações e comprovações.

O trabalho de Auditoria interna deve ser documentado em Papéisde Trabalho, que devem ter a abrangência e grau de detalhe suficientes para suportar todo o trabalho desenvolvido e o julgamento e conclusões atingidos.

O assessoramento à administração inclui a prevenção de fraude ou erro. A diferença entre ambos está na intenção. Fraude são distorções( omissões, manipulaçoes e etc) que ocorrem de maneira intencional, proposital. Erro são distorções queocorrem, mas não são propositais, intencionais.

Antes de se iniciar os trabalhos, deve se fazer um planejamento, considerando-se os seguintes fatores (entre outros):
a) Conhecimento da missão o objetivos estratégicos da entidade
b) Conhecimento da política de gestão e de riscos da entidade
Conhecimento das atividades operacionais, sistemas contábil e controles internos, além do grau deconfiabilidade da empresa
d)Riscos de Auditoria

O planejamento deve ser documentado e o programa deve ser o mais detalhado possível para a compreensão dos procedimentos a serem aplicados.

Para análise dos riscos ( Não atingimento dos objetivos) devem ser considerados: Verificação e comunicação da limitação na extensão durante os trabalhos e a extensão da responsabilidades no uso de especialistas.Quanto aos procedimentos de auditoria interna, devem ser incluídos os testes de observância (analisa os controles internos e seu cumprimento) e os testes substantivos (obtenção, análise e avaliação das evidências levantadas).

O Relatório de auditoria interna (Documento que apresenta o resultado da Auditoria Interna) deve ser apresentado a quem o tenha solicitado, sendo preservado o seu conteúdo.No caso de Fraude ou erro, deve avaliar-se a necessidade de emissão de um relatório parcial, para imediata atuação da administração, que não possa esperar o final dos trabalhos.

RESOLUÇÃO 781/1995

Aprova a NBC-P-3 Normas Profissionais do Auditor Interno

Competência Técnico-Profissional
,
O Auditor deve sempre manter sua competência técnica, pelo conhecimento atualizado das NormasBrasileiras de Contabilidade, Técnicas Contábeis (especialmente as de auditoria) e das legislações referentes (inerentes à profissão e aplicáveis à entidade)


Autonomia Profissional

Responsabilidade do Auditor Interno na execução dos trabalhos.

O Auditor deve manter o máximo de cuidado e imparcialidade no seu trabalho e exposição das conclusões. Deve ter a ciência de que a suaresponsabilidade vai até a sua área de atuação. Se for utilizada uma equipe de trabalho, deve ter segurança razoável de que os profissionais são capacitados para tal e o Auditor Interno também deve prestar esclarecimentos ao Conselho fiscal ou equivalentes, quando solicitado.

Relacionamento com Profissionais de outras áreas

O Auditor Interno pode trabalhar de maneira compartilhada com uma equipe, onde elevai dividir tarefas de acordo com a capacidade técnica e legal dos membros

Sigilo

Proibição de divulgação das informações obtidas a terceiros, sem autorização da Entidade. Sigilo esse que se mantém após o término do vínculo empregatício.

Cooperação com o Auditor Independente

O Auditor Interno, quando previamente estabelecido com a entidade em que atua, deve apresentar seus papéis detrabalho ao Auditor Independente e entregar-lhe cópias, quando necessário.



RESOLUÇÃO 1229/09

Aprova a NBC T 610 – UTILIZAÇÃO DO TRABALHO DE AUDITORIA INTERNA


Quando um Auditor Externo considerar que o trabalho de Auditoria Interna é relevante para seu trabalho, ele poderá utilizá-la.
Ainda que o grau de autonomia de uma Auditoria Interna seja muito grande, ela não é independente da...
tracking img