Eficacia comunicacional e ruido

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (898 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de janeiro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
22‐08‐2011

Sumário EFICÁCIA COMUNICACIONAL E RUÍDO
Relações de interdependência

1. Reflexão; 2. Palavras em contexto; 3.Eficácia comunicacional e ruído; 4.Conceito de ruído; 5. R l â i do íd 5Relevância d ruído; 6. Modelo de Shannon e Weaver a) Breve historial b) Níveis de problemas c) Críticas ao modelo; 7.Conceitos relacionados com o modelo.
2 Publicidade e Relações PúblicasReflexão… “As palavras nascem neutras; não significam nada! Só quando passam a fazer parte de determinados contextos, é que passam a veicular valores e conceitos. Nós vivemos em associação com outros homens,mediados pelas palavras, que nos formam e informam.” (Monteiro et al., 2008:85)
3 Publicidade e Relações Públicas 4

Palavras em contexto…

Publicidade e Relações Públicas

Palavras emcontexto…

Eficácia comunicacional e ruído
A eficácia comunicacional obtém-se quando o comunicador consegue que a sua comunicação seja o mais fiel possível. Eficácia comunicacional e ruído devem serequacionados em conjunto pois “Eli i d i d j t i “Eliminando o ruído aumenta-se a fidelidade. Produzindo ruído reduz-se a fidelidade” (Monteiro et al., 2008:68; veja-se o exemplo apresentado a seguir)
5Publicidade e Relações Públicas 6 Publicidade e Relações Públicas

1

22‐08‐2011

Conceito de ruído Segundo Freixo (2006:151), por ruído deve entender-se “tudo o que pode interpor-se na transmissãode uma mensagem, e prejudicar a reprodução exacta, e a recepção daquilo que foi emitido na fonte.”
8 Publicidade e Relações Públicas

7

Publicidade e Relações Públicas

Relevância do ruídoShannon e Weaver, na sua teoria matemática da comunicação, apontam para o facto de o ruído ser responsável pelas interferências que prejudicam a transmissão perfeita da mensagem.
9 Publicidade eRelações Públicas

MODELO DE SHANNON E WEAVER

Fonte de Informação

Transmissor

FONTE DE RUÍDO

Recetor

Destino

SINAL
10 Publicidade e Relações Públicas

SINAL RECEBIDO

Breve...
tracking img