Efeitos das drogas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3171 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

EFEITOS DAS DROGAS NO CORPO HUMANO

SALVADOR – BA
MAIO, 2012.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

PRISCILA HAYNE DE ANDRADE

EFEITOS DAS DROGAS NO CORPO HUMANO

GINÁSTICA POSTURAL
JOSÉ NEY

SALVADOR – BA
MAIO, 2012.
INTRODUÇÃO

O abuso e dependência das drogas é um problema de saúde pública que afeta muitas pessoas e tem uma grande variedade deconsequências sociais e na saúde dos indivíduos.
A dependência começa com o abuso das drogas quando uma pessoa faz uma escolha consciente de usar drogas, mas a dependência não é apenas "o uso de grande quantidade de drogas". Pesquisas científicas recentes têm demonstrado que as drogas não somente interferem com o funcionamento cerebral normal, criando sensações de prazer, mas também tem efeitos alongo-prazo no metabolismo e atividade cerebral, e num determinado momento, as mudanças que ocorrem no cérebro podem transformar o abuso em dependência.
As pessoas viciadas em drogas têm um desejo compulsório e não conseguem deixar as drogas por vontade própria. O tratamento é necessário para dar fim a esse comportamento compulsivo.
Estudos recentes demonstraram que a dependência é claramentetratável. O tratamento pode ter um profundo efeito não apenas nos usuários de drogas, mas também na sociedade como uma diminuição da criminalidade e violência, redução da contaminação da AIDS, acidentes automobilísticos e outros fatores associados às drogas.
As drogas são classificadas em quatro categorias: depressoras, estimulantes, perturbadoras ou, ainda, combinar mais de um efeito. As depressorascausam a diminuição da velocidade dos estímulos nervosos. São elas, por exemplo, o álcool, a morfina, a heroína e os tranquilizantes. Os estimulantes aumentam a velocidade dos estímulos excitando as áreas sensorial e motora. São elas as anfetaminas, a cocaína e seus derivados. As perturbadoras causam efeito alucinógeno, são elas a maconha, o haxixe, os solventes orgânicos e o LSD (ácidolisérgico). Já as com efeitos mistos englobam dois ou mais efeitos, como o ecstasy.
O entendimento do abuso das drogas e seus efeitos prejudiciais na saúde pode ajudar a prevenir o seu uso.

AS DROGAS E SEUS EFEITOS
Maconha
Cannabis Sativa é o nome científico dado à planta da maconha. É dela de onde vem o seu principal composto químico ativo, o THC (delta-9-tetrahidrocanabiol), responsável pelosefeitos da maconha no sistema nervoso. Quando o indivíduo fuma a maconha, o THC rapidamente passa dos pulmões para o sangue, que o carrega para todo o organismo, incluindo o cérebro.
A maconha pode ser fumada em cigarros feitos à mão ou cachimbos. A fumaça também pode ser inalada e a erva ingerida quando torna-se ingrediente de chás e receitas nada convencionais.
Os efeitos imediatos da maconha nocorpo dependem da dose consumida, da concentração de THC e da reação individual à droga. Os mais frequentes são: excitação seguida de relaxamento, noção de tempo e espaço distorcidas, diminuição dos reflexos, vontade de falar em exagero e fome intensa (a famosa "larica"). Os efeitos físicos mais comuns são olhos avermelhados, pupilas dilatadas, boca seca, palidez e taquicardia.
Ao contrário do quealguns pensam, a maconha pode trazer grandes problemas para a vida e saúde do indivíduo. Os efeitos a curto prazo do uso da maconha incluem problemas com memória e aprendizado; percepção distorcida; dificuldade em pensar e resolver problemas; perda da coordenação; e aumento da freqüência cardíaca. Pesquisas têm demonstrado que o uso da maconha a longo prazo causa algumas mudanças no cérebrosemelhantes aos vistos no abuso de outras drogas consideradas mais "pesadas".
Alguns efeitos adversos na saúde causados pela maconha podem ocorrer devido o THC prejudicar a habilidade do sistema imune de lutar contra infecções e câncer. Depressão, ansiedade, e distúrbios da personalidade também estão associados com o uso da maconha. Devido ao efeito prejudicial na habilidade de aprendizado e...
tracking img