Efeitos da crise grega

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (452 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS – 1º SEMESTRE/2012 ECONOMIA

ESTUDO DE CASO 2: Problemas Econômicos Contemporâneos:
A crise grega

1. Quais as vantagens de se participar de uma união monetária?Em países pequenos as vantagens são o de controle de inflação enquanto para os grandes a grande vantagem é a estabilidade cambial.

2. Quais os principais problemas de se participar de uma uniãomonetária?
Como problemas, o país não poderá contar com uma política de monetária individual controlando assim os juros e a inflação, perde o poder de alterar as taxas cambiais a fim de amenizarcrises, grandes custos de transição da nova moeda, ajustes nos gastos governamentais seriam controlados pela união monetária.

3. Quais fatores fizeram com que a economia grega apresentasse esteproblema de endividamento público?
A Grécia tem um descontrole dos gastos públicos desde 2007, gerando um déficit. Para solucionar esse problema a Grécia emprestou dinheiro de bancos alemães efranceses. O que não teve efeito, já que esse ano a dívida do país chegou a 110% do valor do seu PIB e o déficit a 12% do PIB, passando dos limites impostos pela União Europeia que é de 3%.

4. Quais osproblemas que a crise grega representa à União Européia?
Com a crise grega, os países que integram a União Européia podem sofrer com uma moratória, incitando outros países, como Portugal e Irlanda adar o calote na UE, tornando a crise cada vez maior. Mesmo sem o calote, investidores podem deixar de confiar em outros países com problemas financeiros.

5. Quais são os riscos/problemas que aGrécia enfrentaria ao abandonar o euro e adotar uma nova moeda nacional?
O grande problema seria um aumento gigantesco da Inflação, já que com a moeda nacional teriam que desvaloriza-la para honrar suasdividas, com a moeda desvalorizada os gregos não teriam poder de compra. Essa desvalorização também irritaria os credores que teriam perdas nos seus títulos.
Alem disso, o país teria que arcar...
tracking img