Efeito estufa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1885 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Introdução

Trabalho elaborado com objetivo de agregar ao corpo discente a aplicabilidade dos conceitos por meio da pesquisa e desenvolvimento de ações, com base no livro “Uma Verdade Inconveniente” (Algore) e conteúdos discutidos na disciplina de Pesquisas e Atividades Complementares – PAC.
O conteúdo tem como finalidade abordar o efeito estufa, um dos causadores do aquecimentoglobal, com situações atuais relacionadas à emissão de dióxido de carbono (CO2) por veículos automotores na cidade de Campinas, além de apresentar possíveis soluções para amenizar as conseqüências e os problemas resultantes deste fator.

2. Efeito Estufa

Efeito estufa é o processo que ocorre quando uma parte da radiação solar, refletida pela superfície terrestre, é absorvida pordeterminados gases presentes na atmosfera. Como consequência disso, o calor fica retido e não é liberado ao espaço. Embora seja prejudicial em excesso, o efeito estufa é na verdade vital para a vida na Terra, pois é ele que mantém as condições ideais para a manutenção da vida, com temperaturas mais amenas e adequadas.
O nosso grande vilão Aquecimento Global ocorre devido à desestabilização doequilíbrio energético do planeta, originada através do agravamento do efeito estufa e apresenta conseqüências catastróficas. O derretimento das calotas polares e de geleiras, por exemplo, eleva o nível das águas dos oceanos e dos lagos, submergindo ilhas e amplas áreas litorâneas densamente povoadas. O superaquecimento das regiões tropicais e subtropicais contribui para intensificar o processo dedesertificação e de proliferação de insetos nocivos à saúde humana e animal. A destruição de habitats naturais provoca o desaparecimento de espécies vegetais e animais. Multiplicam-se as secas, inundações e furacões, com sua seqüela de destruição e morte.
Ao contrário do significado literal da expressão ‘efeito estufa’, a atmosfera terrestre não se comporta como uma estufa ou como um cobertor,visto que na estufa, o aquecimento dá-se essencialmente porque a convecção é suprimida. Não há troca de ar entre o interior e o exterior.
Os gases de estufa (dióxido de carbono, metano, óxido nitroso e CFC’s) absorvem parte da radiação infravermelha emitida pela superfície da Terra e radiam, por sua vez, parte desta energia para a superfície. Como resultado, a superfície recebe quase odobro de energia da atmosfera recebida pelo Sol e, a superfície fica cerca de 30°C mais quente do que estaria sem a presença dos gases de estufa.
Toda a absorção da radiação terrestre acontece próximo à superfície, onde ela é mais densa, pois em maiores altitudes a densidade da atmosfera é baixa demais para ter um papel importante como absorvedor de radiação (exceto pelo caso do ozônio). Ovapor d'água, que é o mais poderoso dos gases estufa, está presente nas partes inferiores da atmosfera, e desta forma a maior parte da absorção da radiação se dará na sua base. O aumento dos gases estufa na atmosfera, mantida a quantidade de radiação solar que entra no planeta, fará com que a temperatura aumente nas suas partes mais baixas. O resultado deste processo é o aumento da radiaçãoinfravermelha da base da atmosfera, tanto para cima como para baixo.
Como a parte inferior (maior quantidade de matéria) aumenta mais de temperatura que o topo, a manutenção do balanço energético (o que entra deve ser igual ao que sai) dá-se pela redistribuição de temperaturas da atmosfera terrestre. Os níveis inferiores ficam mais quentes e os superiores mais frios. A irradiação para o espaçoexterior ocorre em níveis mais altos, necessária para manter o balanço energético em equilíbrio.
A poluição dos últimos duzentos anos tornou mais espessa a camada de gases existentes na atmosfera. Essa camada impede a dispersão da energia luminosa proveniente do Sol, que aquece e ilumina a Terra e também retém a radiação infravermelha (calor) emitida pela superfície do planeta. O efeito do...
tracking img