Efeito estufa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1431 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
COLÉGIO ARGUMENTO – OBJETIVO

Carla Piazzon Ramos Vieira – 1°E

TRABALHO DE QUÍMICA 3 (Professora: Ivete)

São Paulo, 14 de janeiro de 2013
1. Introdução
A maioria da população mundial só conhece o efeito estufa através dos jornais e sabem no mínimo que está ligado ao aquecimento global e acreditam que ele é prejudicial. Pequenaparte da população sabe como ocorre o efeito estufa, suas causas e possíveis soluções. Então vamos tentar explicar de uma forma simples.
1.1 Como ocorre o Efeito Estufa na atmosfera terrestre
Acontece da seguinte forma: os raios provenientes do Sol, ao serem emitidos à Terra, têm dois destinos. Parte deles é absorvida, e transformada em calor, mantendo o planeta quente, enquanto outra parte érefletida e direcionada ao espaço, como radiação infravermelha. Ou seja: cerca de 35% da radiação é refletida de volta para o espaço, enquanto os outros 65% ficam retidos na superfície do planeta. Isso por causa da ação refletora de uma camada de gases que a Terra tem: os gases estufa. Eles agem como isolantes por absorver uma parte da energia irradiada e são capazes de reter o calor do Solna atmosfera, formando uma espécie de cobertor em torno do planeta, impedindo que ele escape de volta para o espaço.

1.2 O verdadeiro “vilão” da história
A maioria das pessoas acredita que o efeito estufa é prejudicial, porém estão enganadas, pois o Efeito estufa é um fenômeno natural de aquecimento térmico da Terra. É imprescindível para manter a temperatura do planeta em condições ideais desobrevivência. Sem ele, a Terra seria muito fria (menos de 33°C), impedindo o desenvolvimento das espécies.
A má fama do efeito estufa vem da ação do homem, que emite mais gás carbônico e outros gases tóxicos do que a natureza consegue neutralizar, fazendo com que a temperatura se eleve e a poluição se concentre. O excesso desses gases tóxicos forma uma camada que impede que parte dos raios solaresconsiga voltar para o espaço, provocando uma elevação na temperatura de todo o planeta, o aquecimento global.
Revisando: produzimos combustíveis fósseis que provocam uma elevação na temperatura por reter raios solares na Terra. Entre esses combustíveis está o CO2, e as plantas são seres capazes, através da fotossíntese, de transformá-lo em O2. E o que nos fazemos? Desmatamos os seres capazes de nosajudar.

Hoje em dia, os pesquisadores descobriram que não são só os gases que provocam esse efeito. O chamado carbono negro, que é a fuligem da fumaça, também tem papel importante nesse mecanismo. "A fuligem provoca o sombreamento da superfície e esquenta a atmosfera. Além disso, modifica a formação das nuvens, o que muda o equilíbrio térmico do planeta”. 

1.2.1 Gases do Efeito Estufa:
Osprincipais gases que provocam esse fenômeno são:
- dióxido de carbono (CO2);
- óxido nitroso (N2O);
- metano (CH4);
- cloro-fluor-carboneto (CFC) – (principal agente destruidor da camada de ozônio);
1.3 Problemas Futuros
Pesquisadores do meio ambiente já estão prevendo os problemas futuros que poderão atingir nosso planeta caso esta situação persista. Muitos ecossistemas poderão ser atingidos eespécies vegetais e animais poderão ser extintos. Derretimento de geleiras e alagamento de ilhas e regiões litorâneas. Tufões, furacões, maremotos e enchentes poderão ocorrer com mais intensidade. Estas alterações climáticas poderão influenciar negativamente na produção agrícola de vários países, reduzindo a quantidade de alimentos em nosso planeta. A elevação da temperatura nos mares poderiaocasionar o desvio de curso de correntes marítimas, ocasionando a extinção de vários animais marinhos e diminuir a quantidade de peixes nos mares. Mesmo tendo consciência disso todos nós fingimos não ver, damos uma de “João sem braço”.
1.4 A atitude da Organização das Nações Unidas
Visando diminuir as emissões dos GEEs, a Organização das Nações Unidas (ONU) convocou vários países para assinar...
tracking img