Efeito do lodo de esgoto na agricultura em solos paulista

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1119 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Efeito do lodo de esgoto na agricultura em solos paulistas.
Maycon Amim Vieira*

RESUMO
Com o objetivo de avaliar o efeito da adubação com lodo de esgoto em solos paulistas, foi conduzido um experimento de laboratório na Faculdade de Ciências Agrárias de Presidente Prudente, comparando a quantidade de microrganismos, a respiração do solo, a desidrogenase e a matéria seca da parte aérea daplanta cultivada entre o solo adubado com lodo de esgoto e a testemunha. Os resultados obtidos entre o uso e não uso do lodo, não apresentaram diferenças significativas, porém, o uso do lodo é benéfico ao solo, pois auxilia no aumento de microrganismos benéficos à agricultura, resultando em plantas com maior peso de matéria seca da parte aérea.
Palavras-chave: Lodo de esgoto, adubação,microrganismos.

ABSTRACT
In order to evaluate the effect of fertilization with sewage sludge in soil in São Paulo was a laboratory experiment conducted at the Faculty of Agricultural Sciences of Presidente Prudente, was compared to the amount of microorganisms, soil respiration, dehydrogenase and the dry matter of the of the plant grown from the soil fertilized with sewage sludge and the witness. Theresults obtained from the use and non use of the sludge showed no significant difference, however, the use of sludge to soil is beneficial because it helps increase beneficial microorganisms in agriculture, resulting in plants with higher dry weight of shoots.
Key words: Sewage sludge, fertilizer, microorganisms.



INTRODUÇÃO

Muitas cidades brasileiras não apresentam rede de coleta deesgoto, ou, pelo menos, estações de tratamento de esgoto. Segundo a Secretária de Nacional de Saneamento Ambiental do Ministério das Cidades, 92% da população urbana têm água encanada, 25% têm rede de esgotos e apenas 12% possui sistema de tratamento do esgoto. Na maioria das vezes o esgoto é lançado diretamente nos copos de água. Para amenizar esse problema, foi criado as Estações de Tratamento deesgoto (ETEs) em algumas cidades do Brasil, para que este esgoto seja tratado antes de voltar para os mananciais.
Porém, surgiu um novo problema, as ETEs apresentam um grande volume de resíduos produzido pelo esgoto, que nada mais é que o lodo. No Distrito Federal, a CAESB (Companhia de Água e Esgoto de Brasília) produz diariamente 30 toneladas (base seca) de lodo de esgoto por dia. SegundoPIRES, na maioria dos países existem normas que regulamentam o destino do lodo, garantindo uma disposição segura. Por enquanto a adição ao solo parece ser a melhor maneira sob o ponto de vista agrícola e ambiental, já que o mesmo promove a reciclagem de matéria orgânica e nutriente.
Por isso, este trabalho teve como objetivo avaliar a influencia do lodo de esgoto na agricultura em solo paulista.MATERIAIS E MÉTODOS
O trabalho foi realizado no Laboratório de Microbiologia, da Faculdade de Ciências Agrárias Presidente Prudente – UNOESTE.
Foram preparados os solos, uma semana depois foram plantadas cinco sementes de milho por vaso, uma semana mais tarde foram retirados os milhos em excesso, ficando apenas um em cada vaso, e também foi aplicado o lodo de esgoto, deixando testemunhas, foramaplicado 4g por vaso de lodo de esgoto.
Uma semana depois foi feita verificação da presença de microrganismo em amostras de solo, através de métodos diretos, sendo adicionado 10gs de amostra de solo em erlenmeyer, agitado a solução por dois minutos, foi diluído, retirando com o auxilio de uma pepita esterilizada, 1ml da solução e transferindo para um tubo contendo 9ml de solução salina,agitou-se bem o tubo, foi repetido os dois últimos procedimentos para cada nova diluição sempre pegando uma amostra de 1ml da ultima solução, foi retirado 0,1ml da solução com diluição [pic] e [pic], foi espalhado por toda a superfície da placa com agar, utilizando a alça de drigalski, e foi levado as placas para a incubara. Uma semana após o preparado das placas foram contados os números de colônias e...
tracking img