Efeito de diferentes doses de reguladores no enraizamento de estacas de moringa

1573 palavras 7 páginas
Efeito de diferentes doses de reguladores no enraizamento de estacas de moringa ( Moringa oleifera)

(
Agenor Francisco Rocha Junior (1)

(1) Mestrando do Curso de Pós-Graduação em Agronomia - Universidade Federal do Piauí, Teresina, PI, CEP 64048-550, agenorrochabsbpi@hotmail.com.

RESUMO: A Moringa (moringa oleifera), é considerada por muitos como uma das árvores cultivadas mais úteis para o ser humano, pois praticamente todas as suas partes podem ser utilizadas para diversos fins. Objetivou-se neste trabalho avaliar o efeito de diferentes reguladores em diferentes concentrações no enraizamento de moringa (Moringa oleifera). O delineamento experimental utilizado foi o inteiramente casualizado (DIC), sendo um fatorial 3 x 5, totalizando 15 tratamentos com 2 repetições. Para a avaliação foram utilizados três reguladores, sendo eles: o ácido naftalino acético(ANA), ácido butírico (AIB) e o ácido indol acético(AIA), nas dosagens de 0 ppm, 500 ppm, 1000 ppm, 1500 ppm e 2000 ppm. Dentre os reguladores utilizados o que mais se destacou no enraizamento das estacas foi o ANA sendo seguido pelo AIB. O regulador que apresentou o maior numero de estacas mortas foi AIA com mais de 95% de sua estacas mortas. Os melhores resultados de tratamento de estacas de moringa (moringa oleifera) foram obtidos com a utilização ANA na concentração de 100ppm.O AIB foi o regulador que apresentou os piores resultados para enraizamento das estacas obtendo 0% de eficiência na sua utilização.

Palavras-chave: Plantas exóticas, hormônios e enraizamento.

INTRODUÇÃO

Em muitas regiões do Brasil, boa parte de sua população ainda depende da floresta para a obtenção de alimentos, matérias de construção lenha e carvão. Desta forma a produção de essências nativas e exóticas torna-se uma alternativa para que possa ser atendida a demanda desse produtos florestais. Assim dentre as varias espécies que podem ser cultivada nessas regiões a moringa (moringa

Relacionados

  • Prof. UFV
    378868 palavras | 1516 páginas