Efeiro stroop

1104 palavras 5 páginas
Apresentação São vários os objetivos do Teste de Stroop, pretende, entre outras coisas, avaliar o processo de automatização de leitura, ou seja, verificar até que ponto é possível nomear a cor da palavra sem, no entanto, a ler. De um modo geral, as palavras exercem uma forte interferência entre as diferentes informações (o que está escrito e a cor da palavra) que são simultaneamente processadas pelo cérebro, causam um conflito. Existem duas teorias que tentam explicar o “Efeito Stroop”: 1 – Teoria da Velocidade do Processamento:
A interferência ocorre porque as palavras são lidas mais rapidamente do que as cores são nomeadas. 2 – Teoria da Atenção Seletiva: A interferência ocorre porque a nomeação de cores requer mais atenção do que ler palavras. (Disponível em http://www.notapositiva.com/pt/trbestsup/psicologia/psicmente/efeito_stroop )

Método
Participantes:
O teste foi feito com dois indivíduos com faixa etária de 7 anos e 27 anos, dos quais nenhum apresentava distúrbio de percepção de cores. Iremos identificá-los por suas iniciais:
Nome: F. M.
Escolaridade: 2ºserie
Sexo: feminino
Dn:09/03/2006

Nome: J.S.
Escolaridade: superior incompleto
Sexo: feminino
Dn:09/ 03/ 1985

Material: - Caneta esferográfica azul
- Cronómetro
- Tabela de registo dos tempos de nomeação de cores das listas apresentadas
- Foram utilizadas quatro listas diferentes:
. Lista 1 - utilizada como preparação para as seguintes, apresentava várias linhas com retângulos coloridos cada um deles preenchido nas cores vermelho, verde, azul, preto ou amarelo, no total de 84 retângulos.
. Lista 2 - apresentava nome de cores as 84 palavras escritas com a cor a preta, sendo que havia repetição de palavras. (por exemplo, VERDE, AZUL,AMARELO,VERMELHO E PRETO).
. Lista 3 – as palavras eram as mesmas e na mesma quantidade que na lista anterior, mas escritas a cores díspares (por exemplo, VERMELHO, mas na cor azul).
. Lista 4 – as palavras eram as

Relacionados