Eeeeu

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (374 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo da Apostila 8.
A história de todas as sociedades que existiriam até nossos dias tem sido a história das lutas de classes: opressores e oprimidos. Homem livre e escravo, patrício e plebeu,senhor e servo, mestre de corporação e oficial, numa palavra, opressores e oprimidos, em constante oposição, têm vivido numa guerra ininterrupta, ora franca, ora disfarçada; uma guerra que terminousempre, ou por uma transformação revolucionária da sociedade inteira, ou pela destruição das suas classes em luta. Nas primeiras épocas históricas, verificamos, quase por toda parte, uma completadivisão da sociedade em classes distintas, uma escala graduada de condições sociais.
* Classe Média: Dividida em pequenos grupos de comerciantes, fabricantes, artesãos, camponeses. Esses grupos combatem a burguesia porque interfere no seu cotidiano como classes médias. São conservadores e não revolucionários. São reacionários (pretendem fazer girar para trás a “roda da história”). Tornam-serevolucionários em consequência de sua passagem para o proletariado; não defendem seus atuais interesses, mas sim, os futuros. Há o abandono de seu ponto de vista para adquirir a visão doproletariado.
* Burguesia: A sociedade burguesa moderna, que brotou das ruínas da sociedade feudal, não aboliu os antagonismos de classes. Não fez senão substituir velhas classes, velhas condições deopressão, velhas formas de luta por outras novas. Classe social que engloba grupos ou pessoas com interesses vinculados aos dos detentores do meio de produção; relação com os produtores (intuito geralmentede lucrar com terras); e revolucionar os instrumentos de produção. Submeteu o campo à cidade, e com isso, houve criação de grandes centros urbanos. Com o desenvolvimento da burguesia, desenvolve-setambém o proletariado.
* Proletariado: Classe dos operários modernos que só podem viver se encontrarem trabalho e que só o encontram na medida em que se aumenta o capital. Esses operários são...
tracking img