Fisiologia do sistema urinario

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1165 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Fisiologia do sistema urinário
Para a remoção de substâncias inúteis ou prejudiciais ao organismo há conjunto de mecanismos fisiológicos utilizados chamados de excreção que além de promover a eliminação dos resíduos que resultam do metabolismo é também responsável pela regulação da concentração dos íons e controle do volume de água no organismo.
No corpo humano, um dos principais mecanismosde eliminação é feita pelo sistema urinário, que tem como finalidade a formação e a eliminação da urina.
O sistema urinário humano consiste em:
- dois rins
- dois ureteres
- bexiga
- uretra
Rins
As principais funções dos rins consistem em livrar o corpo dos produtos de degradação que são ingeridos ou produzidos pelo metabolismo e o controle do volume e da composição dos líquidos corporais.Entre as múltiplas funções dos rins, incluem-se a regulação do equilíbrio hidroeletrolítico, a regulação da osmolaridade dos líquidos corporais e das concentrações dos eletrólitos, a regulação do equilíbrio ácido-básico, a excreção de produtos de degradação metabólica e substâncias químicas estranhas, a regulação da pressão arterial, a secreção de hormônios e a gliconeogênese.
O néfron é aunidade funcional do rim. No ser humano, cada rim é constituído de cerca de 1 milhão de néfrons, cada um dos quais é capaz de formar urina. Cada néfron possui dois componentes principais: um glomérulo (capilares glomerulares) e um longo túbulo.
O glomérulo é uma rede de novelo de capilares sanguineos, por onde há a circulação de sangue arterial que é filtrado por esta estrutura. Ele é envolvido poruma pequena camada, denominada cápsula de Bowmann. Já os túbulos coletores possuem a função de converter o liquido filtrado em urina no seu trajeto até a pelve renal.
Ureteres
São dois tubos que ligam os rins à bexiga, originados da pelve renal. Esses dois tubos são responsáveis pela condução de urina da pelve à bexiga. Os ureteres possuem paredes musculares possibilitando aumento do seudiâmetro.

Bexiga

A bexiga é uma espécie de bolsa que funciona como reservatório, capaz de armazenar quase 1,5 litro de urina, porém reserva em média 200 cm3.Na mulher fica na frente do útero, no homem fica na frente da próstata.
As paredes da bexiga são formadas por músculo dos quais o principal é o detrusor, colocado em espiral. A ação desse músculo contrai a bexiga no ato de urinar. Uma partedo músculo detrusor envolve a porção inicial da uretra, formando um anel denominado esfíncter liso da bexiga. Abaixo deste localiza-se os feixes musculares estriados, para controle voluntário do esvaziamento da bexiga.

Uretra

A uretra é um canal e sua função é propelir a urina desde a bexiga até o exterior. O seu esfíncter permite o controle consciente por parte do indivíduo do esvaziamentoda bexiga.
Na mulher a uretra é bem curta, aproximadamente 3 cm de comprimento e é exclusiva do sistema urinário. No homem a uretra é mais longa e complexa, pois além de canalizar a urina, é também a porção terminal do trato reprodutor.

Formação da urina

No interior dos rins, o sangue circula nos capilares, que constituem o glomérulo, a uma alta pressão, fazendo com que ocorra apassagem de água e substâncias dissolvidas através de suas paredes. Estas substâncias são captadas pela cápsula de Bowmann do túbulo, e flui sequencialmente através das sucessivas partes deste antes de ser excretado na forma de urina, o que recebe o nome de filtração glomerular.
O conteúdo filtrado é formado por água, sais minerais, glicose, vitaminas, glicerídeos, ácidos graxos, aminoácidos, uréia eácido úrico. Parte dessas substâncias não podem ser eliminadas pelo organismo, pois representaria uma perda muito grande. Por isso, ao longo deste trajeto, algumas substâncias são seletivamente reabsorvidas dos túbulos de volta ao sangue, enquanto outras são secretadas do sangue para o lúmen tubular. A reabsorção tubular é altamente seletiva. Algumas substâncias, como a glicose e os aminoácidos,...
tracking img