Eeeee

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1868 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A experiência da Câmara Escura relata o mesmo processo da visão humana que enxerga a luz de modo invertido no mesmo processo da camara escura mas o nosso cerebro converte a imagem para a posição certa no nosso cerebro.

C. Observação
Como são as imagens observadas? Quais são as suas características?
Orifício pequeno: imagem nítida e invertida, não tão brilhante: passa menos luz através doorifício.
Orifício grande: imagem distorcida, embaçada, brilhante: excesso de luz é tão imprecisa que mal podemos notar que está invertida
D. Interpretação
1. Orifício pequeno - Cada ponto do papel vegetal recebe luz refletida de um único ponto do objeto: a pouca quantidade de raios de luz que penetra na câmara, produzirá uma imagem com pouca luminosidade.

2. Orifício maior- Aquantidade de luz aumentará e a imagem formada perderá nitidez ou definição. Cada ponto do papel vegetal recebe luz refletida por diferentes pontos do objeto: entra uma grande quantidade de luz e, esse excesso de raios incide em diversos pontos do papel formando uma imagem indistinta, imprecisa e difusa por causa da sobreposição de raios.


E – Conclusão - Como eu vejo a imagem?

• oobjeto emite luz ou reflete luz em todas as direções (reflexão difusa) que atravessa a câmara e incide no papel vegetal, formando a imagem.
• a imagem no papel vegetal reflete luz como se fosse um espelho (Reflexão especular)
1. O que é câmara escura?
Há diferentes versões de câmara escura: pequenas ou grandes para se entrar nela. Toda câmara escura consiste em uma caixa vedada, de paredeslisas, opaca, fosca enegrecida internamente, com um pequeno orifício feito em um dos lados, pelo qual entra luz. Do lado oposto é colocada uma superfície branca e lisa. Se for translúcida e fosca (papel vegetal), a imagem poderá ser vista por um observador fora da caixa.
2. A. Como eu vejo o objeto?
O objeto está situado à frente da câmara.
Se colocarmos um objeto (luminoso ouiluminado), à sua frente, a luz penetra pelo orifício e forma uma imagem invertida semelhante ao objeto que a emitem ou refletem, num anteparo liso, fosco, oposto ao orifício.
B. Como é a imagem No papel vegetal?
A luz proveniente de um objeto colocado em frente ao orifício forma uma imagem real, pelos próprios raios de luz que saindo do objeto penetram pelo orifício e atingem opapel vegetal e invertida em relação ao objeto, devido a propagação retilínea da luz.

C. Como eu vejo a imagem
No interior da câmara, no papel vegetal?

• o objeto emite luz ou reflete luz em todas as direções (reflexão difusa) que atravessa a câmara e incide no papel vegetal, formando a imagem.
• a imagem no papel vegetal reflete luz como se fosse um espelho (reflexãoespecular).
• essa luz refletida de forma regular no papel vegetal, atinge a retina.do nosso olho.


3. A. Existe luz no papel vegetal onde se projeta a imagem? De onde vem essa luz?

Sim. Não é possível ver a imagem se não houver luz, chegando no papel vegetal. Há uma relação entre luz e imagem: para se formar a imagem, a luz parte de algum ponto do objeto e chega aopapel vegetal, fixando-se em um determinado ponto. Essa luz vem da chama da vela ou do ambiente que é iluminado pela luz do Sol e penetra na câmara escura pelo pequeno furo à frente dela.

B. Essa luz atinge meus olhos?

Cada ponto de luz proveniente do objeto se torna um ponto de luz na imagem, que reflete até atingir nossos olhos. É a luz refletida da imagem que entra noolho e vai formar a imagem na retina. Na retina células fotossensíveis transformam a luz em impulsos eletroquímicos enviados através do nervo óptico ao cérebro. No cérebro, no córtex visual situado no lobo occipital, ocorre o processamento das imagens recebidas pelo olho direito e esquerdo completando a sensação visual.


4. Como essa luz entrou na câmara para que a imagem ficasse...
tracking img