Teste

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1686 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
2ª série Humanização e Atendimento Hospitalar

CST em Gestão Hospitalar

A atividade prática supervisionada (ATPS) é um método de ensino-aprendizagem desenvolvido por meio de um conjunto de atividades programadas e supervisionadas e que tem por objetivos:  Favorecer a aprendizagem.  Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente eeficaz.  Promover o estudo, a convivência e o trabalho em grupo.  Desenvolver os estudos independentes, sistemáticos e o autoaprendizado.  Oferecer diferenciados ambientes de aprendizagem.  Auxiliar no desenvolvimento das competências requeridas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação.  Promover a aplicação da teoria e conceitos para a solução de problemas relativos àprofissão.  Direcionar o estudante para a emancipação intelectual. Para atingir estes objetivos, as atividades foram organizadas na forma de um desafio, que será solucionado por etapas ao longo do semestre letivo. Participar ativamente deste desafio é essencial para o desenvolvimento das competências e habilidades requeridas na sua atuação no mercado de trabalho. Aproveite esta oportunidade deestudar e aprender com desafios da vida profissional.

AUTORIA: Lucas Pereira de Melo
Faculdade Anhanguera de Campinas – Unidade III

.

CST em Gestão Hospitalar - 2ª série - Humanização e Atendimento Hospitalar

Pág. 2 de 6

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Ao concluir as etapas propostas neste desafio, você terá desenvolvido as competências e habilidades descritas a seguir.  Promoverestratégias de valorização do trabalhador em saúde, por meio de melhorias nas condições de trabalho (qualificação da ambiência) e de atendimento.  Valorizar os diferentes sujeitos implicados no processo de produção de saúde: usuários, trabalhadores e gestores.  Fomentar o estabelecimento de vínculos solidários e de participação coletiva no processo de gestão.  Compreender a importância dos espaços deencontro e de trocas entre os sujeitos envolvidos no processo de trabalho em saúde, como forma de valorização da dimensão subjetiva e coletiva em todas as práticas de atenção e gestão do Sistema Único de Saúde (SUS).

DESAFIO
No contexto brasileiro, as discussões relacionadas à humanização do cuidado em saúde têm atravessado as diferentes ações e instâncias gestoras do SUS desde o ano 2000 com oPrograma Nacional de Humanização da Assistência Hospitalar e se intensificou, a partir de 2003, com a Política Nacional de Humanização (PNH). De acordo com a PNH, entende-se por humanização a valorização dos diferentes sujeitos implicados no processo de produção de saúde: usuários, trabalhadores e gestores. No tocante aos trabalhadores em saúde, a necessidade de uma formação profissional pautadano marco teórico-político da PNH tem sido apontada como de especial relevância para efetivar as diretrizes da Política. Dessa forma, o profissional de saúde torna-se um agente indispensável na coconstrução dos processos de transformação da atenção à saúde e da gestão dos processos de trabalho no SUS. Nesse sentido, o futuro Tecnólogo em Gestão Hospitalar tem o desafio de desenvolver sua formaçãoem saúde para que, por meio das tecnologias gerenciais, resgate a humanização no sentido de valorizar a qualidade do cuidado do ponto de vista técnico, associada ao reconhecimento dos direitos do paciente, de sua subjetividade e referências culturais, bem como do profissional de saúde. Sendo assim, o desafio desta atividade é construir a maquete (planta física) de um espaço de encontro e de trocasentre sujeitos (usuários, trabalhadores em saúde e gestores) no ambiente hospitalar. Por exemplo, uma sala da família (UTI, Unidade Pediátrica, Pronto Socorro, Enfermaria de Psiquiatria, Centro Cirúrgico), uma sala de espera para atendimento (Ambulatórios, Pronto Socorro, Centro Cirúrgico), uma sala de repouso para os trabalhadores em saúde (quarto para repouso no plantão noturno) ou uma sala...
tracking img