Ee19b295 Aa72 4836 98e8 8031a0871770

480 palavras 2 páginas
1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo ressaltar a importância da literatura Infantil e da contação de historia no desenvolvimento cognitivo da criança, e fazer uma análise sobre o livro Clat, Clat, Clat das autoras Liliana e Micheli Iacocca, escolhido como base para a realização deste trabalho, onde buscarei fazer uma reflexão estabelecendo uma relação entre tema, autor e a sua intencionalidade pedagógica.
2 DESENVOLVIMENTO

Vivemos em uma era digital, com grandes inovações tecnológicas, onde jogos interativos e redes sociais consomem cada vez mais, horas e horas de nossas crianças na frente de um computador. Faz-se necessário refletirmos sobre a importância da literatura infantil para o desenvolvimento cognitivo, afetivo e psíquico da criança desde a sua infância até a idade adulta, contribuindo para a formação de um individuo atuante e inteirado na sociedade, critico na expressão de opiniões como também na sua aprendizagem como um todo, é nesse contexto que a literatura infantil vem contribuir, pois através dela a criança aprende a lidar com problemas típicos da infância, como perdas, frustrações, medos entre outros.
Levando em consideração que as histórias infantis assim como os contos-de-fada, a criança deixa o mundo real e adentra-se no imaginário da história, a literatura infantil abre as portas do universo da imaginação. Para Pinto (Apud Rufino e Gomes, 1999 pg.11)
A literatura infantil tem um grande significado no desenvolvimento de crianças de diversas idades, onde se refletem situações emocionais, fantasias, curiosidades e enriquecimento do desenvolvimento perceptivo. Para ele a leitura de histórias influi em todos os aspectos da educação da criança: na afetividade: desperta a sensibilidade e o amor à leitura: na compreensão: desenvolve o automatismo da leitura rápida e a compreensão do texto; na inteligência: desenvolve a aprendizagem de termos e conceitos e a

Relacionados