EDUCAÇÃO E TRABALHO: BASES PARA DEBATER A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EMANCIPADORA

378 palavras 2 páginas
Pós Graduação – Educação Profissional e Tecnológica.
Aluna: Tatiane Monteiro da Silva.

RESENHA CRÍTICA SOBRE O TEXTO

EDUCAÇÃO E TRABALHO: BASES PARA DEBATER A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EMANCIPADORA

Vivemos tempos em que a força que move a economia mundial, está baseada no relacionamento capitalista, de compra e venda, não apenas de produtos e coisas, mas também de força de trabalho, de conhecimento, de pensamento. Sob este aspecto, o trabalho tem uma dimensão mais abrangente nesta sociedade, e é o ponto fundamental para todo o desenrolar desta sociedade.
No artigo de Frigotto, “Educação e Trabalho: bases para debater a Educação Profissional Emancipadora”, escritas em 2001, traz o cenário vivido na época, com o aumento da miséria e a baixa expectativa quanto à abertura de vagas de trabalho. Porém trazendo esta discussão para os dias de hoje, vemos que algumas mudanças acontecerem e apesar de ainda não ser o ideal para o país, já é um passo para melhorias para o trabalhador. No entanto, estas mudanças se iniciaram a partir das lutas trabalhistas, como notado no artigo, que possibilitaram que benefícios trabalhistas se tornassem direitos adquiridos e, portanto sevem ser respeitados e colocados em prática.
Num olhar mais abrangente à Educação, temos a necessidade constante de compreendê-la como a base para as alterações importantes e essenciais para esta sociedade, mas com todo o cuidado para evitar que a educação se torne mais uma mercadoria deste mercado. A Educação precisa funcionar como elemento transformador, orientador e formador de sujeitos pensantes, criativos e da mesma forma transformadores, orientadores e bons formadores de opinião, que multipliquem seus conhecimentos.
Mais especificamente a Educação Profissional tem um papel fundamental para preparar o aluno, não apenas para o mercado de trabalho, mas para a vida na sociedade contemporânea, sem ignorar sua vivência, suas experiências profissionais e seu modo de ver o mundo, respeitando as

Relacionados

  • Livro Completo Juventude E Ensino Medio 19082014
    100596 palavras | 403 páginas