Educador fisico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2976 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CURSO DE EDUCAÇÃO FISICA





AUTOR:
JOÃO VITOR PEREIRA DA SILVA



A IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO MOTORA NA INFÂNCIA.












FORTALEZA

2012





























CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA




AUTOR:
JOÃO VITOR PERIRA DA SILVA


A IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO MOTORA NA INFÂNCIA.Artigo apresentado para obtenção dos créditos da disciplina Aprendizagem e Controle Motor, como parte das exigências para aprovação nesta disciplina, no curso de Educação Física da Faculdade Estácio – FIC.


Orientador: Profa. Ms. Maria de Fátima Brito Fontenele Oliveira






FORTALEZA
2012





SUMÁRIO

RESUMO

1 INTRODUÇÃO 1
2 REFERENCIALTEÓRICO 2
2.1 Desenvolvimentos Infantil.
2.2 O desenvolvimento psicomotor 3
2.2.1 Tônus
2.2.2 Equilíbrio
2.2.3 Noção de Corpo
2.2.4 Lateralidade
2.2.5 Noção de Tempo ............................................................................................4
2.2.6 Coordenação Fina e Global
2.3 Avaliação Psicomotora
3 METODOLOGIA 5
3.1 Tipo de estudo
3.2 População e amostra
3.3 Local eperíodo da pesquisa
3.4 Critério de inclusão e exclusão para a seleção da amostra
3.5 Coleta de dados
3.6. Procedimentos éticos 6
4 RESULTADOS 7
6 DISCUSÃO 13 5 CONCLUSÃO 13
5 CONCLUSÃO 14
7 REFERÊNCIAS 15








RESUMO




Desenvolvemos este artigo, por meio de resultados de avaliação motora em crianças, levando em consideração que a avaliaçãomotora em crianças durante a infância é de extrema importância, pois através dela é possível diagnosticar e assim poder melhorar as condições motoras no desenvolvimento ao longo da vida.
Este estudo teve como objetivo analisar as habilidades motoras de crianças de escola pública e particular de ambos os sexos, com faixa etária de seis á sete anos onde percebemos que a maioria tinha déficitem uma das habilidades motoras. O estudo contou ainda com ajuda de uma orientadora, onde utilizamos um método (Escala de Desenvolvimento Motor) do autor Rosa Neto.
A metodologia utilizada foi de natureza quantitativa do tipo transversal e descritivo realizado através de testes aplicados no mês de Setembro de 2012. Os resultados coletados foram analisados através de tabelas, gráficose porcentagens. Os resultados indicaram que 12 (90%) das crianças avaliadas teve um grau de rendimento baixo, com isso percebemos que as habilidades motoras das crianças da rede pública não estão desenvolvidas de acordo com sua idade cronológica, e apenas 3 (10%) das crianças de escola particular obtiveram sucesso em sua performance motora.





Palavras-chave: Avaliação Motora,Habilidades Motoras e Desenvolvimento Motor.












INTRODUÇÃO

O desenvolvimento motor podemos dizer que é o processo sequencial e contínuo, onde o comportamento motor se modifica de acordo com a idade. De acordo com Gallahue e Ozmun, desenvolvimento motor é a contínua alteração no comportamento ao longo do ciclo de vida, realizado pela interação entre as necessidades datarefa, a biologia do indivíduo e as condições do meio ambiente. Os testes psicomotores são completos, pois avaliam todas as condições motoras como coordenação motora Global e Fina, esquema corporal, lateralidade, estruturação espacial e temporal, tonicidade e equilíbrio. Para o estabelecimento de uma coordenação dinâmica global, as atividades seguem uma progressão, que se iniciam com movimentossimples para outros combinados e sucessivos, partindo do amplo para o específico, cuja organização prática se refere pela eficiência, proficiência e realização motora. A estimulação do desenvolvimento motor na infância é uma das prioridades de trabalho do profissional de Educação Física e acredita-se que é importante trabalhar o desenvolvimento motor com as crianças, pois grandes transformações e...
tracking img