Educacao infantil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1203 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. FUNDAMENTANDO O ESTAGIO DE PRATICA DE ENSINO

A prática de ensino nos cursos de formação de professores assume uma posição de destaque na grade curricular, uma vez que a mesma proporciona um elo entre as demais disciplinas do curso, conciliando a teoria a pratica e possibilitando a reflexão cientifica.
A prática de ensino, por meio do estagio permite aos discentesque não exercem o magistério a construção de saberes e formação de sua identidade.
Consideramos então, que a prática de ensino e o estagio são essenciais para motivarem o processo de reflexão do futuro professor.

1.1. ESTAGIO EM DIFERENTES CONCEPÇÕES

O estagio na perspectiva de imitação de modelos é o mais comum entre os profissionais de educação, essesprofissionais estão sempre procurando imitar alguém e buscando modelos de atividades e projetos que deram certo em outras ocasiões para serem aplicadas com seus alunos, sem levar em consideração o contexto e a realidade atual da escola, nessa perspectiva, reduz-se a observar os professores em aula e imitar esses modelos.
Assim, a observação se limita a sala de aula, sem analise do contextoescolar, e esperam-se do estagiário a elaboração e execução de aulas modelos.
O projeto de intervenção no estagio trás para nos uma nova possibilidade para uma mudança de concepção sobre estagio, elemento este que assusta graduandos, tanto os que têm experiência, quanto aos que não tem.

2. O ESTAGIO NA PRÁTICA

O estagio foi realizado na Escola de Educação Infantil SãoMiguel Arcanjo, na cidade de Maceió-al, situada na Rua Colina dos Eucaliptos, Santa Amélia.

2.1 RELATÓRIO DA CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA

A Escola de Educação Infantil São Miguel Arcanjo é uma instituição privada, com corpo docente composto de pedagogas e estudantes de pedagogia. O nível e modalidades de ensino que a instituição oferece é da pré a educação infantil, no turnovespertino, com horário de entrada de 13:00 as 17:00 horas.
As origens dos alunos são do bairro onde a escola é localizada.
A Escola esta organizada da seguinte maneira:
• Diretora (proprietária, professora do jardim II e secretaria);
• Subdiretora (Irma da proprietária, professora do maternal I e II);
• Professora e auxiliar.
A proposta curricular daescola é: critica ativa, participativa e avaliativa. A metodologia que perpassa a pratica docente é a sócio interacionista e a avaliação é feita gradualmente e continuadamente através de relatórios.
A EEISMA funciona em um espaço amplo, com pátio sem e com cobertura, as salas são amplas e arejadas. Possui uma cozinha que serve de refeitório, salas de aula, sala de teatro, sala deleitura, brinquedoteca, banheiros, diretoria.
Dentre os recursos disponibilizados na Escola encontram-se instrumentos atualizados e novos, como: som, TV e computador.

2.2. RELATÓRIO DE ESTÁGIO DE REGENCIA E EXPERIENCIAS

O estagio supervisionado foi realizado na turma do jardim II do ensino de educação infantil. Todas as etapas do estagio foram importantes eenriquecedoras, porem a regência foi de suma importância para nos estagiarias, porque apesar da pequena quantidade de alunos, conseguimos perceber os problemas educacionais e elaborar nosso projeto de intervenção levando em consideração um meio para a resolução deste problema.
Podemos perceber a alegria das crianças ao participar da aula e o entusiasmo de aprender mais que ocoleguinha. O resultado então foi satisfatório não apenas pelo aprendizado, mas pelos gestos de aceitação.
Com tudo isso, o estagio nos deu a oportunidade de testar mais uma vez nossa pratica, onde nosso objetivo foi colaborar enquanto alunas de pedagogia para o ensino aprendizagem das crianças.
Segundo Freire (2007, p.51):
Quero dizer que ensinar e aprender se vão dando de tal...
tracking img