educacao, cidadania e mancipacao humana referencia tonet 2005p211-237

598 palavras 3 páginas
UFFS – Universidade Federal da Fronteira Sul

Educação, Cidadania e Emancipação Humana
Ivo Tonet

Aluno: Everton Hellmann Biavatti
Curso: Ciências Sociais
7ª fase
Disciplina: Fundamentos da Educação
Professora: Maurício José Siewerdt

Chapecó – SC, 08 de outubro de 2014.
Educação, Cidadania e Emancipação Humana (TONET, 2005, p. 211-237)

Origem e a natureza da educação

O texto tratará exclusivamente no plano filosófico ontológico, o autor vai pensar sobre a natureza essencial da educação, a questão levantada a cerca da natureza da educação tem como ponto de partida a sociedade capitalista.
Da categoria trabalho o texto vai trazer o que Marx considera a raiz ontológica do ser social, então a linguagem, o conhecimento e a educação desde sempre andam juntos com a categoria do trabalho. O autor quer destacar que o trabalho é uma atividade social, mesmo ele sendo feito em alguma parte isoladamente, a realização do trabalho pelo indivíduo precisa se apropriar de valores, habilidades, conhecimentos, comportamentos, objetivos e etc, que sejam comum ao grupo para que o trabalho possa ser feito. Essa apropriação tem dois aspectos, o primeiro voltado para o indivíduo e o outro voltado para a comunidade. O texto fala que o homem é um ser social diferente dos animais que aprendem por instinto, ele recebe instrumentos de outra pessoa que já instruído do conhecimento.
O texto fala que não é apenas tomar posse de algo que já está firmado e pronto, mas também um processo de apropriação do que já existe e recriá-lo ao mesmo tempo renovando. Ele suscita que o ser social é uma unidade integrada por dois momentos o da individualidade e da genericidade, quando o indivíduo faz sua como membro do gênero humano ele é subordinado à reprodução de toda a organização social.
O texto quer deixar claro o caráter conservador da educação não vem de questões político-ideológicas mais sim da sua reprodução do ser social. Ele vai falar da relação

Relacionados