EDUAÇÂO DE JOVEN E ADULTOS- EJA

2237 palavras 9 páginas
UNIVERSIDADE ANHAGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA

ACADÊMICO

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

PARANHOS-MS
2014

UNIVERSIDADE ANHAGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA ACADÊMICO RA: 000000

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Educação de Jovens e Adultos”, do Centro de Educação a Distância Universidade Ahanguera- Uniderp.

PARANHOS-MS
2014

Sumário

1- O EDUCANDO DO EJA, REALIDADE QUE O CERCA E SUAS NECESSIDADES. 4
2- DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA O EJA 6
3- CONTRIBUIÇÕES DE PAULO FREIRE PARA O EJA 8
4- PLANO DE AULA. 10
5- CONSIDERAÇÕES FINAIS 12
REFERÊNCIAS BIOGRÁFICAS:) 13

O EDUCANDO DO EJA, REALIDADE QUE O CERCA E SUAS NECESSIDADES

A Educação de Jovens e Adultos na sociedade atual amadureceu e vem se transformando na medida em que a realidade começa a exigir maior valorização e diversidade cultural.
Trabalhadores, aposentados, jovens em busca de do primeiro, ou melhor, emprego, pessoas com necessidades especiais, populações do campo, jovens que precisaram deixar os estudos para trabalhar e ajudar a família entre outros são hoje os sujeitos da EJA que, necessitam resgatar a escolarização e se preparar melhor para o mercado de trabalho ou apenas a fim de ser inserido na sociedade como cidadão que participa ativamente deixando de ser um sujeito passivo.
O aluno da EJA traz consigo uma bagagem de experiências que envolvem conhecimentos e saberes vivido ao longo dos anos, e ainda sua própria “leitura de mundo” como explica Paulo Freire, já que esses jovens, adultos e idosos são trabalhadores, subempregados, oprimidos e muitas vezes excluídos. Sendo portanto, esse o perfil do aluno da EJA da rede pública, que na sua maioria é formado por trabalhadores proletariados, desempregados,

Relacionados