edgar morin

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (298 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de outubro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
Educar para era planetária, significa que devemos nos questionar se nosso sistema educacional é capaz de nos educar para era planetária.
Nosso sistema educacional, está baseado naseparação dos conhecimentos, conhecimento que essas disciplinas separam, e não somente separados como tampouco comunicam, porque aprendemos a analisar, aprendemos a separar mas não aprendemosa relacionar, a fazer com que as coisas comuniquem.
O tecido comum, que une os diferentes aspectos dos conhecimentos em cada disciplina, se torna totalmente invisível; ora existe umtecido comum, mesmo na economia, que é uma ciência extremamente precisa, baseada no cálculo que ignora os sentimentos, as paixões humanas além do mais, a visão puramente econômica, ignora quenão há economia só na economia, há também desejo, medo, crença, política.
Tudo está ligado não so na realidade humana, como também na realidade planetária. Então podemos imaginar quenosso sistema educacional é inadequado. Vemos então que nosso sistema educacional nos torna incapazes de conceber a complexidade, ou seja de conceber as numerosas ligações entre os diferentesaspectos do conhecimento. O que é mais grave hoje, porque a época planetária se manifesta através de uma extrema interação entre toda a sorte de fatores econômicos, religiosos, políticos,étnicos, demográficos e etc.
Fica mais difícil entender essa época em que o local inseparável do global e o global influi sobre o local. De fato não percebemos que nossa vida cotidiana deindividuo é determinada pela era planetária, que começou a partir de 1492 com a conquista das Américas e as navegações portuguesas pelo globo no final do século XV. Em suma a eraplanetária começa a partir do século XVI. E hoje ela é cada vez mais forte, mais intensa. Por isso devemos conhecê-la para saber quem somos, para saber onde vai o mundo, onde vai a humanidade.
tracking img