Edgar Morin

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (339 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de outubro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Edgar “Morin” Nahum

O filósofo, sociólogo, antropólogo e historiador francês, porém de família judaica, nasceu na década de vinte, em Paris e é considerado um dos principais pensadores vivos e umdos principais teóricos sobre a complexidade.


Pensamento Complexo

De acordo com a “Teoria da Complexidade”, atualmente somos educados por um sistema de pensamentos que fragmenta as áreas depensamento, onde estudamos separadamente diversos aspectos e ciências fechadas, de maneira “simples”, criando assim especialistas absolutamente competentes em suas áreas, mas incompetentes de um pontode vista global. Morin defende o uma oposição ao paradigma da fragmentação do conhecimento, nos dizendo que é importante a adoção de um pensamento contextualizando, abrangente e completo;transdisciplinar.
A teoria trata de sermos capazes de pensar como um todo e não retalharmos o real em partes, Morin diz que precisamos aprender o real em sua “unitas multiplex”, ou seja, em sua unidade emultiplicidade. A partir disso o filósofo formula o conceito da dialógica (e não dialética). A dialogia, basicamente, consiste no entrelaçamento contextual de coisas que aparentemente estão separadas, comopor exemplo: O imaginário e o real, razão e emoção, etc. Morin também formulou o conceito da recursividade, ou seja, enquanto o antigo paradigma nos diz que a causa A gera o efeito B, a recursividadenos fala que a causa produz o efeito que produz a causa. O Doutor em Antropologia Edgar de Assis Carvalho nos dá o seguinte exemplo: “Nós somos produzidos por uma união biológica de um homem e de umamulher, portanto somos produto dessa união, e ao mesmo tempo seremos produtores de outras uniões. Então nós somos, recursivamente, causa e efeito”.
Este pensamento também nos define como “HomoComplexus”, ao mesmo tempo em que estamos inscritos em uma extensa linhagem biológica que nos trouxe até o presente momento e nos fez o que somos agora, somos também produtores de cultura; Somos 100%...
tracking img