Edema novooooo GRAZI 1

1290 palavras 6 páginas
EDEMA
Edema, é definido como acúmulo de líquido no espaço intersticial.A alguns exemplos de edema, como os de pequenas dimensões localizados em uma extremidade ou membro. Também edemas grandes envolvendo até mesmo cavidades.
Para que o edema ocorra, deve haver uma quebra dos mecanismos que controlam a distribuição do volume de líquido no espaço intersticial. Essa desregulação pode ser localizada e envolver apenas os fatores que influenciam o fluxo de fluido ao longo do leito capilar, ou, ainda, pode ser secundária a através dos mecanismos de controle do volume do compartimento extracelular e do líquido corporal total, o que, na maioria das vezes, ocasiona edema generalizado. A compreensão dos mecanismos formadores de edema é complexa e, em muitas situações, incompleta.
Em 1896, Starling descreveu as forças fisiológicas que controlam o movimento de fluidos ao longo do leito capilar, e que, quando alteradas, podem gerar o edema.O fluxo dos fluidos, no nível capilar, depende da permeabilidade da parede capilar, definida pela constante Kf, e pela diferença entre as variações das pressões hidrostática (Pc) e da pressão oncótica (c) ao longo do leito capilar. Assim: Fluxo = Kf . (Pc - c).
Em condições normais, a pressão hidrostática,força exercida pelos líquidos que tende a expulsar o líquido de seu compartimento, na extremidade arteriolar do leito capilar, deve ser maior que a pressão oncótica,(do plasma)força que atrai água para o compartimento,ambas as pressões existem nos dois compartimentos: intravascular e intersticial. O resultado entre elas é que vai determinar se o líquido irá entrar ou sair de cada compartimento.,. Esse gradiente de pressão faz com que haja fluxo de fluido do compartimento intravascular para o interstício. Ao longo do capilar, a pressão hidrostática se reduz de forma significativa.A saída do fluido intravascular faz com que a concentração de proteínas intra capilares se eleve, o que pode levar á um discreto aumento da pressão

Relacionados