Ed quimica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1102 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
EXERCÍCIOS

1) O clorofórmio (CHCl3) foi usado durante muitos anos como anestésico por inalação, apesar de ser tóxico e de causar graves danos ao fígado, aos rins e ao coração. Calcule a composição percentual em massa desse composto.
C = 10,06%; H = 0,8442%; Cl = 89,07%.

2) Como a teoria atômica de Dalton considera o fato de que quando 1,000 g de água decompõe-se em seus elementos,obtêm-se 0,111 g de hidrogênio e 0,889 g de oxigênio independentemente de qual for a origem da água?
A teoria atômica afirma que o número relativo e os tipos de átomos em um composto são constantes, não importando a origem. Portanto, 1,0 g de água pura deverão conter sempre as mesmas quantidades relativas de hidrogênio e oxigênio, não importando onde nem como a amostra é obtida

3) (a) Qual é oobjetivo da fonte de raios X no experimento da gota de óleo de Millikan?
(b) Como visto a placa carregada positivamente está acima da placa carregada negativamente. Qual seria o efeito na velocidade das gotas de óleo que estão descendo se as cargas nas placas fossem invertidas (negativa acima da positiva)?
(c) Em sua série original de experimentos, Millikan mediu a carga de 58 gotasde óleos separadas. Por que você acha que ele escolheu tantas gostas antes de chegar às suas conclusões finais?
(a) No experimento de gota de óleo de Millikan, os raios X interagem com átomos ou moléculas gasosos dentro da câmara, formando íons positivos e elétrons livres. Os elétrons livres são dessa forma capazes de se recombinar com íons ou de se juntar às gotas de óleo. (b) Se a chapapositiva ficasse mais baixa do que a chapa negativa, as gotas de óleo ‘revestidas’ com elétrons carregados negativamente seriam atraídos à chapa carregada positivamente e desceriam muito mais rápido. (c) Quanto mais vezes uma medição é repetida, maior a chance de se detectar e compensar erros experimentais. Millikan queria demonstrar a validade de seu resultado pela sua reprodutibilidade.

4)Classifique cada uma das seguintes afirmativas como falsas ou verdadeiras. Corrija as afirmativas que são falsas.
(a) A luz visível é uma forma de radiação eletromagnética.
(b) A freqüência de radiação aumenta à medida que o comprimento de onda aumenta.
(c) A luz ultravioleta tem comprimentos de onda maiores que a luz visível.
(d) A radiação eletromagnética e as ondas sonoras movem-se à mesmavelocidade.
(a) Verdadeira. (b) Falsa. A freqüência da radiação diminui com o aumento do comprimento de onda. (c) Falsa. A luz ultravioleta tem comprimentos de onda menores do que a luz visível. (d) Falsa. A radiação eletromagnética e as ondas sonoras movem-se com diferentes velocidades.

5) (a) O que significa dizer que a energia é quantizada?
(b) Por que não notamos a quantização da energianas atividades cotidianas?
(a) Quantização significa que a energia só pode ser absorvida ou emitida em quantidades específicas ou em múltiplos dessas quantidades. Essa quantidade mínima de energia é igual a uma constante vezes a freqüência da radiação absorvida ou emitida; E = h.
(b) Em atividades cotidianas, objetos macroscópicos como nossos corpos ganham e perdem quantidades totais de energiabem maiores do que um único quantum h. O ganho ou a perda do relativamente minúsculo quantum de energia não são notados.

6) O que é radiação de corpo negro e o efeito fotoelétrico?
Efeito fotoelétrico, uma emissão de raios catódicos - elétrons - induzida pela luz.

7) O molibdênio metálico tem de absorver radiação com a freqüência mínima de 1,09 x 1015 s-1 antes que ele emita um elétron desua superfície via efeito fotoelétrico.
(a) Qual é a energia mínima necessária para produzir esse efeito?
(b) Qual comprimento de onda de radiação fornecerá um fóton com essa energia?
(c) Se o molibdênio é irradiado com luz com comprimento de onda de 120 nm, qual é a possível energia cinética máxima dos elétrons emitidos?
(a) Emin = 7,22 x 10-19 J;
(b) =...
tracking img