ed. infantil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (691 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de fevereiro de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto
PROJETO
Brinquedos e brincadeiras – antigas e atuais

FAIXA ETÁRIA: 4 anos – Jardim I
DURAÇÃO: 1º bimestre
JUSTIFICATIVA:
Acreditamos que o brinquedo e a brincadeira são importantíssimos parauma infância sadia e para um aprendizado significativo. O brincar estimula o desenvolvimento global da criança, ensinando os hábitos necessários ao seu crescimento. Também proporciona as criançasmomentos de convivência saudável, amiga, criativa e construtiva; pois através da brincadeira a criança atribui sentido ao seu mundo, se apropria de conhecimentos que a ajudarão a agir sobre o meio em queela se encontra, reconhecendo a cultura brasileira, resgatando brincadeiras, jogos e cantigas de roda.
Brincar é mais do que uma atividade sem conseqüência, a criança brincando, ela não apenas sediverte, mas recria e interpreta o mundo em que vive, e se relaciona com este mundo e assim ela aprende. Ao brincar a criança movimenta-se em busca de parceria e na exploração de objetos; comunica-se comseus pares; expressa-se através de múltiplas linguagens; descobre regras e toma decisões. O brinquedo ajuda a criança a elaborar papéis que terá de exercer no futuro, é uma “invasão” ao mundo dosadultos, mas com aspecto desinteressado que só a imaginação pode oferecer.
(http://educandomundo.blogspot.com.br)
OBJETIVOS:
Desenvolver um trabalho interdisciplinar de maneira prazerosa partindo daparticipação de diversos ritmos populares.
Resgatar culturalmente alguns brinquedos e brincadeiras esquecidas.
 Resgatar o brincar espontâneo como elemento essencial para o desenvolvimento integralda criança, de sua criatividade e socialização, mantendo viva as tradições e a cultura dos povos introduzidos nos brinquedos e  brincadeiras populares.
Registrar as diferentes formas de brincar.Desenvolver a comunicação e a expressão através de jogos e brincadeiras ampliando as possibilidades expressivas do próprio corpo.
Participar de jogos que sigam trabalhadas regras em grupo.
Ampliar a...