ED_AULA03

356 palavras 2 páginas
Estrutura de dados
Prof. Edilson Rocha
LINK COM MATERIAL DE AULA: http://1drv.ms/1NabgnS Fila
Conceito
Uma fila é um conjunto ordenado de itens a partir do qual se podem eliminar itens numa extremidade - início da fila - e no qual se podem inserir itens na outra extremidade - final da fila.
Ela é uma prima próxima da pilha, pois os itens são inseridos e removidos de acordo com o princípio de que o primeiro que entra é o primeiro que sai - first in, first out (FIFO).

2

Fila
Conceito
O conceito de fila existe no mundo real, vide exemplos como filas de banco, pedágios, restaurantes etc. As operações básicas de uma fila são: insert ou enqueue - insere itens numa fila (ao final). remove ou dequeue - retira itens de uma fila (primeiro item). empty - verifica se a fila está vazia. size - retorna o tamanho da fila. front - retorna o próximo item da fila sem retirar o mesmo da fila.
3

Fila
Conceito

A operação insert ou enqueue sempre pode ser executada, uma vez que teoricamente uma fila não tem limite. A operação remove ou dequeue só pode ser aplicado se a fila não estiver vazia, causando um erro de underflow ou fila vazia se esta operação for realizada nesta situação.

4

Fila
Exemplo:
dequeue() - Retorna o item A (a fila resultante é representada pelo item B) enqueue(F) - O item F é armazenado ao final da fila (a fila resultante é representada pelo item C) dequeue() - Retirado o item B da fila enqueue(G) - Colocado o item G ao final da fila (item D)

5

Fila
Filas em C
A exemplo do que ocorre com estrutura em pilha, antes de programar a solução de um problema que usa uma fila, é necessário determinar como representar uma fila usando as estruturas de dados existentes na linguagem de programação.
Novamente na linguagem C podemos usar um vetor.
Mas a fila é uma estrutura dinâmica e pode crescer infinitamente, enquanto que um vetor na linguagem C tem um tamanho fixo. Contudo, pode-se definir este vetor com um tamanho suficientemente grande para conter a fila.

6

Relacionados