ecotoxicologia de ciantoxinas

3906 palavras 16 páginas
ECOTOXICOLOGIA DE CIANOTOXINAS NO BRASIL E A SAÚDE PÚBLICA
Marcela Merides Carvalho1, Renata Silva Viotto2, Carolina Monteiro Santos3,
Renata Fracácio4

1 2 3 Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”. Ciências Ambientais, Av. Três de Março, 511, Alto da Boa Vista, Sorocaba; marcela.merides@hotmail.com. Mestranda.
4 Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”. Ciências Ambientais – Av. Três de Março, 511, Alto da Boa Vista, Sorocaba; rfracacio@sorocaba.unesp.br. Orientadora.

Resumo- Nos últimos 20 anos tem se intensificado o aumento de florações de cianobactérias no Brasil, principalmente em reservatórios de abastecimento público devido ao aumento das atividades urbanas, industriais e agrícolas, que causam o enriquecimento artificial (eutrofização) desses ecossistemas. Algumas espécies de cianobactérias produzem cianotoxinas que em contado com seres vivos podem causas injúrias, intoxicação grave e muitas vezes até morte. Estudos sobre a ocorrência, distribuição e frequência de cianobactérias tóxicas estão sendo realizados em vários países desde 1980 devido a tantas ocorrências que geram preocupação a saúde pública e ambiental. Os dados desses estudos propendem garantir a segurança e qualidade da água, logo assegurando a qualidade de vida.

Palavras-chave: cianobactérias, cianotoxinas, saúde pública, qualidade da água.
Área do Conhecimento: Ciências Biológicas; ecotoxicologia.

Introdução

O aumento das atividades urbanas, industriais e agrícolas, como descarga de seus efluentes sem nenhum tratamento acarretam no acumulo de nutrientes ricos em fósforo e nitrogênio nos corpos d’água, causando o enriquecimento artificial desses ecossistemas. A eutrofização, ou seja, o excesso desses nutrientes junto com a temperatura crescente proporciona a rápidas florações de microalgas na superfície da água. Nos últimos 20 anos tem se intensificado o aumento de florações principalmente em reservatórios de abastecimento público.

Relacionados