Ecossistemas terrestres

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4185 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Canas e as suas características Qual a mais indicada para mim?

Nuno Paulino Setembro.2009

Com alguma frequência, assistimos a conversas e discussões acerca da cana mais adequada para determinado tipo de pesca, com os intervenientes a esgrimirem argumentos nem sempre muito válidos. Isto porque, na maioria dos casos, cada um acaba por se basear apenas na sua experiência pessoal, invocandofactos e argumentos que até poderão ser válidos para o seu caso em concreto mas desajustados quando aplicados ao interlocutor. Regra geral, acaba-se por falar mais nas marcas e modelos do que propriamente nas características das canas mais adequadas a cada perfil de pescador e que devem ser tidas em consideração, já que são essenciais para uma escolha certa e para a melhoria das suas prestações.Referimo-nos ao tamanho, acção e peso da cana, ao tipo de passadores nela montados, ao porta-carretos e à distância a que está fixado da extremidade da cana, à qualidade de acabamentos em termos de pintura e até mesmo ao enrolamento de fixação dos passadores, ao material que entra na composição da cana, bem como à idade, condição física e própria estatura do pescador. É sobre tudo isto que, de umaforma simples e sem utilizar aqueles termos técnicos complicados e os inglesismos existentes em abundância no vocabulário da pesca desportiva, procurarei transmitir alguns conhecimentos para que possam fazer uma escolha mais acertada das canas independentemente de marcas e também melhorar as vossas prestações em acção de pesca.

Carbono, fibra de vidro e outras misturas
É de extrema importânciaperceberem o que estão a comprar, se carbono, fibra de vidro, uma mistura dos dois ou outra qualquer fibra como por exemplo, fibras epóxicas. Leiam sempre nas canas as indicações acerca da sua composição, verifiquem se são de carbono ou se têm mistura com fibra de vidro (o que é o mais comum) e não se deixem enganar por aqueles fios enrolados à volta dos elementos. São por vezes apontados como“reforço em Kevlar” ou “Titânio” mas na maioria dos casos não passam de um efeito estético. Algumas marcas explicam a composição das canas assim como as suas principais características. Se não encontrar nenhuma indicação acerca dessa composição, pergunte a si mesmo porque será.

Apesar das indicações, por vezes o carbono não está lá

Algumas marcas preocupam-se em fornecer uma informação completaPara a escolha da cana, o facto de terem uma percentagem de fibra de vidro, não é necessariamente mau! Quanto maior quantidade de carbono a cana tiver, mais leve será mas também pode perder elasticidade e tornar-se mais quebradiça consoante a qualidade e tipo de carbono empregues. Perante isto, quando for adquirir uma cana, leve em linha de conta os materiais de que a cana é composta e afinalidade da compra: • Se a quer utilisar em zonas mais rochosas, onde normalmente se acaba por “abusar” um pouco mais delas, procure canas com misturas de

fibra de vidro e carbono, com este a variar entre os 50% e os 80%. São um pouco mais pesadas mas mais resistentes a “maus tratos” e com maior elasticidade. • Se o que pretende dela são performances mais elevadas em termos de lançamento, porqueessencialmente pratica Surfcasting em areais, procure então canas com maiores percentagens de carbono, mais rijas e mais eficazes em termos de lançamento. • Tenha ainda em consideração que a eficácia do lançamento com uma cana mais rija, com mais “acção de ponteira”, ou com uma cana mais macia, com mais “acção progressiva” ou até “acção parabólica”, depende muito da maneira como está acostumado alançar e do modo como desenvolveu a sua própria técnica de lançamento. Tenha mesmo presente que a habituação a uma cana com acção de ponteira pode ser demorada e frustrante no início mas a médio prazo irá com certeza melhorar os seus lançamentos.

Mais fibra de vidro implica mais elasticidade

Mais carbono equivale a melhores performances nos lançamentos

Não se esqueça então de se...
tracking img