Ecoposto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1940 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Apresentar o histórico da empresa: dados cadastrais:
Nome: Eco Posto

Endereço: R. Primeiro de Maio, 1739 Bairro-Marquês, Teresina-PI

Ramo de atividade:Posto de Lavagem

Data de fundação/criação da empresa: Dezembro/2005



2. Identificar os resíduos gerados na empresa visitada, exemplos: papéis, copos descartáveis, latas de alumínio, plásticos, vidros, etc.
  

Água, coposdescartáveis, plásticos, vidros, papeis.

 

3. Qual é o tratamento dado aos resíduos;
Seu principal resíduo é a própria água que é reutilizada na lavagem dos carros, esta reciclagem é feita em três tanques, sendo o primeiro para a coleta, o segundo realiza a filtragem, o terceiro recebe a água para ser reutilizada. Este processo é realizado apenas no verão onde geralmente há escassez dechuvas. No período do Inverno utiliza-se da captação da água das chuvas e de um poço tubular de 22 MT e o acondicionamento deste processo fica em duas caixas d’águas sobrepostas aos tanques.

Os outros resíduos são separados em baldes plásticos.

 

4. Qual a destinação dos resíduos;
A água é reutilizada no posto.

Os outros resíduos são separados e destinados a catadores.

  

5. Como é realizado o esgotamento sanitário?
Através do sanear (sistema de esgotamento implantado no Estado)

  

6. Como está o consumo da água e de energia? Há reaproveitamento? Como é realizado?
O consumo de água é baixo. Antes de implantar o sistema de reaproveitamento, para lavar um carro era gasto entre 250 e 350 litros de água, com a implantação da lavagem ecológica apenas 100 litros. Eesta econômica também se dar pelo processo aplicado, pois o carro recebe os jatos de água para retirar a sujeira pesada e a finalização é feita com cera liquida de carnaúba.

 

7. A empresa possui estudo de impacto ambiental (EIA) e relatório de impacto ambiental (RIMA)?
Infelizmente não.

  

8. A empresa possui licenciamento ambiental? Qual a data de validade? A empresa jáassinou algum termo de ajustamento de conduta?
Também não possui.

 

9. Apresente as políticas públicas de gestão ambiental e desenvolvimento sustentável de seu município e do gerenciamento de resíduos da saúde.
 

 

LEI ORDINÁRIA Nº 5.813 DE 3 DE DEZEMBRO DE 2008

O GOVERNADOR DO ESTADO DO PIAUÍ,

FAÇO saber que o Poder Legislativo decreta e eu

sanciono a seguinte Lei:

 Art. 1º Fica instituído o ICMS ecológico para contemplar os municípios que se destacarem na proteção ao meio ambiente e recursos naturais nos termos desta Lei e de seu regulamento.

 § 1º O recurso do ICMS Ecológico é prêmio ao município que conquistar o Selo Ambiental, não ficando excluído, o município, portanto, da repartição do ICMS na forma preconizada pelas Leis nº 4.257, de 06 de janeiro de1989 e 5.001, de 14 de janeiro de 1998.

§ 2º Para viabilizar o benefício, fica instituído o Selo Ambiental que é um documento de certificação ambiental e se apresenta em três categorias: Categoria A, Categoria B e Categoria C que será conferido ao município conforme o nível de sua gestão dos recursos naturais e meio ambiente.

 I - Categoria A: gestão ambiental de acordo com os padrões dedesenvolvimento sustentável e conservação da biodiversidade e dos recursos naturais, aproximando-se do que seria ideal quanto ao abordado nas alíneas abaixo, com efetivas providências pra solução de, pelo menos, seis delas:



a) ações de gerenciamento de resíduos sólidos, inclusive lixo hospitalar – coleta, transporte, tratamento e destinação dos resíduos sólidos – aterro sanitário, incineração,reciclagem e compostagem;

b) ações efetivas de educação ambiental, na zona urbana e rural, nas escolas e grupos da sociedade organizada;

c) redução do desmatamento, recuperação de áreas degradadas – reflorestamento;

d) redução do risco de queimadas, conservação do solo, da água e da biodiversidade;

e) proteção de mananciais de abastecimento público;

f) identificação de fontes de...
tracking img