Economia e negocios o setor publico e relaçoes internacionais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1026 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Paulista – UNIP
Instituto de Ciências e Comunicação – ICEC
Curso de Administração de Empresas





Economia e Negócios
As Relações Internacionais
O Setor Público

Trabalho apresentado como requisito para avaliação do segundo bimestre em disciplina de Economia e Negócios do 1º semestre de Administração. Prof º Gisleine |





Cuiabá
2012


Setorpúblico
O setor público, por vezes referido como setor estatal, é uma parte do Estado que lida com a produção, entrega e distribuição de bens e serviços por e para o governo ou para os seus cidadãos.
Exemplos de atividade do setor público são proporcionar a segurança social, administrar o planeamento urbano e organizar a defesa nacional.
A organização do setor público (propriedade pública) podeassumir várias formas, incluindo:
* Administração direta financiada pela tributação; a organização gerida geralmente não tem nenhum requisito específico para atender aos critérios de sucesso comercial e as decisões de produção são determinadas pelo governo.
* Sociedades de capitais públicos (em alguns contextos, especialmente na fabricação, "empresas estatais"); diferem da administraçãodireta por terem maior liberdade comercial e espera-se que operem de acordo com critérios comerciais, sendo que as decisões geralmente não são tomadas pelo governo (embora metas possam ser definidas pelo Governo).
* Subcontratação parcial (do género feito por muitas empresas fazem, por exemplo, de serviços de TI), é considerado um modelo do setor público.
É uma forma de fronteira é:
*Subcontratação completa ou contratação externa, junto de uma empresa privada, que fornece o serviço em nome do governo. Isso pode ser considerado uma mistura de operações do setor privado com propriedade pública dos ativos, embora em algumas formas o controle e/ou risco do sector privado é tão grande que o serviço não pode ser considerado parte do sector público.
* Apesar do seu nome, a empresapública não faz parte do setor público. É um tipo específico de empresa do setor privado que pode colocar as suas ações para venda ao público em geral.

Papel do setor público
A função e o alcance do setor público e setor estatal são, frequentemente, o que mais distingue as posições dos socialistas, liberais e libertários. Em geral, os socialistas favorecem um setor de Estado grande constituídospor projetos e empresas estatais, pelo menos ao nível do comando ou dos setores fundamentais da economia (embora alguns socialistas favoreçam um forte setor cooperativo em vez disso). Os socialistas democratas favorecem um sector público de dimensão média que se limita ao fornecimento de programas universais e dos serviços públicos. Os libertários económicos e minarchistas favorecem um pequenosector público com o estado relegado ao papel de proteção dos direitos de propriedade, criando e aplicando leis e resolvendo de litígios.

Relações internacionais
As Relações Internacionais (abreviadas como RI ou REL) visam ao estudo sistemático das relações políticas, econômicas e sociais entre diferentes países cujos reflexos transcendam as fronteiras de um Estado,as empresas, tenham como locuso sistema internacional. Entre os atores internacionais, destacam-se os Estados, as empresas transnacionais, as organizações internacionais e as organizações não governamentais. Pode se focar tanto na política externa de determinado Estado, quanto no conjunto estrutural das interações entre os atores internacionais.
Além da ciência política, as Relações Internacionais mergulham em diversos camposcomo a Economia, a História, o Direito internacional, a Filosofia, a Geografia, a Sociologia, a Antropologia, a Psicologia e estudos culturais. Envolve uma cadeia de diversos assuntos incluindo mas não limitados a: globalização, soberania, sustentabilidade, proliferação nuclear, nacionalismo, desenvolvimento econômico, sistema financeiro, terrorismo, crime organizado, segurança humana,...
tracking img