Economia e contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (279 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Curso : Gestão Financeira e BancáriaCADEIRA: Métodos de EstudoTRABALHO DE INVESTIGAÇÃO TEMA: Ficha de LeituraDocente: Jose ManhiqueELABORADOR:Aldo Jallino Kangomba MAPUTO,27 DE FEVEREIRO DE 2012 |

Assunto: ContabilidadeFicha nº 1 |
Referencia bibliografica: ESTEVES, João Manuel. Noções Elementares De Contabilidade, s\a, Platano, pp 69 – 80 |
Inventário é relação escrita dos elementos patrimoniaisconcretos, com indicações das suas quantidades, preços e valores. É um documento essencialmente analitico.
Patrimonio e inventário são noções completamente distintas.
Patrimonio é o conjunto devalores, o inventario é o documento em que esses valores estão descritos.
O inventário pode ser classificado em: * Parcial: um inventario que contenha apenas alguns dos elementos do patrimonio. *Geral: um inventário que contém todos os elementos do patrimonio. * Simples, corrido ou empirico: contém elementos patrimonios sem obediencia q qualquer agrupamento e ordenção. * Classificado ouselectivo: agrupamentos em contas e estas dispostas por determinada ordem.

Finalidades do Inventário

Todo o comerciante precisa de saber qual o capital que vai aplicar no seu negócio, e por isso, noinicio da sua actividade comercial elabore sempre um inventário inicial.

BalançoÉ a comparação entre o Activo e o Passivo de um patrimonio, evidenciando a respectiva Situação Liquida. Os balançossão eleborados com dois objectivos: * Apuramento da Situação patrimonial em certo momento; * Determinação dos resultados em dado periodo.

O Balanço pode classificar – se em Balanços sinteticose Balanços analiticos. * Balanço Sintetico: Apresenta apenas os valores globais do Activo do Passivo e da Situação Liquida. * Balanço analiticos: Apresenta o desenvolvimento de algumas contas,...
tracking img