Economia vasconcellos e garcia cap. 9

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (941 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Cap.9 Contabilidade social

Cap.1 Introdução
Contabilidade social: relativa à medição dos agregados econômicos nacionais, trata-se do registro contábil da atividade produtiva de um país ao longode um dado período de tempo.
Sistemas de contabilidade social: sistema de contas nacionais e a matriz de relações inter-setoriais.
Sistema de contas nacionais: usa o método tradicional das partidasdobradas, discriminando transações dos grandes agentes macroeconômicos, cada um representado por uma conta específica. Mede-se nele as transações com bens e serviços finais.
Matriz de relaçõesinter-setoriais: inclui transações intermediárias, permitindo analisar também as relações econômicas entre os vários setores de atividade, fornecendo informações completas ao exigir dados mais detalhados.Cap.2 Princípios básicos das contas nacionais
Consideram-se apenas as transações com bens e serviços finais; mede-se apenas a produção corrente do próprio período; as transações se referem a um fluxo;a moeda é neutra; não são considerados os valores das transações puramente financeiras.
Cap.3 Economia a dois setores: famílias e empresas
9.3.1 O fluxo circular de renda: análise da ótica doproduto e da despesa e da renda: quantificação do fluxo para avaliar o desempenho da economia no período: ótica do produto: produção e vendas de bens/serviços finais na economia; ótica da renda: rendagerada no processo de produção que vem a ser a remuneração dos fatores de produção.
Produto Nacional (PN): valor de todos os bens e serviços finais, medidos a preços de mercado, produzidos num dadoperíodo de tempo.
Despesa Nacional (DN): gasto dos agentes econômicos com o produto nacional. Revela quais são os setores compradores do produto nacional.
Renda Nacional )RN): soma dos rendimentos pagosaos fatores de produção no período.
Valor adicionado: aquele adicionado ao produto em cada estágio de produção, somando o valor adicionado em cada estágio de produção, chegaremos ao produto final...
tracking img