Economia solidária - tecnologias em reciclagem de resíduos para geração de trabalho e renda - editora claraluz (2009, p.197)

1214 palavras 5 páginas
A incubação como uma metodologia que se recicla

Magali Mendes de Menezes (1), Juliana Alves Loureiro (2) e Marcelo Noronha de Mello (3)

(1) Professora Doutora em Filosofia, Incubadora de Economia Solidária, Feevale, Novo Hamburgo, RS, Brasil. E-mail: magalimm@ terra.com.br (2) Aluna de Pós-Graduação em Educação Socioambiental, Bolsista de extensão, Incubadora de Economia Solidária, Feevale, Novo Hamburgo, RS, Brasil. E-mail: juloureiro@feevale.br
(3) Aluno de Comunicação Social, Bolsista de extensão, Incubadora de Economia Solidária, Feevale, Novo Hamburgo, RS, Brasil. E-mail: noronha@feevale.br

1. INTRODUÇÃO
“A universidade sem condições”, este é o título de um livro de Jacques Derrida (2001). Seu título já instiga pelo padoxismo (e paroxismo) de sentidos presente no próprio título, flagrando a condição que vive a maioria das universidades hoje, principalmente na América Latina. Sem condições significa, ao mesmo tempo, a incondicionalidade da universidade, ou seja, a necessidade de autonomia para produzir conhecimento através da responsabilidade em responder às questões emergentes presentes em nossa sociedade. Nada estaria livre ao questionamento que neste espaço se produz inclusive a possibilidade mesma de autoquestionar-se; de uma universidade que neste exercício é capaz de revitalizar-se. “(...) O principio de liberdade, de autonomia, de resistência, de desobediência ou dissidência, principio este extensivo a todo campo do saber acadêmico” (DERRIDA, 2001, p.25). Mas como decidimos e justificamos a importância de nossas pesquisas e o tipo de diálogo que devemos construir com a comunidade, através da experiência de extensão universitária? Em um contexto que se define como globalizado, repensar o sentido e a importância da universidade torna-se fundamental.

2. OBJETIVO
É a partir destas questões iniciais que este texto se propõe a refletir sobre o exercício da Extensão Universitária como um espaço possível de resistência e incondicionalidade.

Relacionados

  • E-book residuos solidos
    113670 palavras | 455 páginas